O lugar mais frio da Terra, segundo instrumentos de última geração, é um alto cume no
leste da Antártida
leste da Antártida
Na região - desabitada - as temperaturas podem mergulhar abaixo de menos 93 graus Celsius em uma noite clara de inverno.
Os cientistas fizeram essa descoberta ao analisar os mais detalhados mapas de temperatura da superfície global que temos conhecimento, desenvolvidos com dados de satélites de sensoriamento remoto, incluindo o novo Landsat 8, um projeto conjunto da NASA e do Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).
Os pesquisadores analisaram 32 anos de dados de vários instrumentos de satélite, e encontraram temperaturas recorde dezenas de vezes em bolsos perto um alto cume entre Dome Argus e Dome Fuji, dois pontos altos sobre a camada de gelo conhecida como Planalto no Leste da Antártica.
O novo recorde (menos 93,2 graus Celsius) foi registrado em 10 de agosto de 2010, e é vários graus mais frio que o anterior, de menos 89,2° C, definido em 1983 na Estação de Pesquisa russa Vostok, na Antártida Oriental.
Considerando tais números assustadores, é uma coisa boa que a Antártida não seja habitada. Ainda assim, o lugar permanentemente habitado mais frio na Terra, o nordeste da Sibéria, não fica muito atrás. As temperaturas nas cidades de Verkhoyansk e Oimekon já caíram para congelantes menos 67,8 graus Celsius em 1892 e 1933, respectivamente. [Hypescience]
Nenhum comentário:
Postar um comentário