domingo, 29 de dezembro de 2013

Governo Maduro expropria lojas na Venezuela e vende produtos quase de graça

O regime de Nicolás Maduro parece estar brincando com fogo ao estimular a população a invadir lojas que vendam produtos
com preços altos

Incapaz de lidar com a crise econômica no país, o presidente venezuelano, Nicolas Maduro decidiu adotar medidas extremas e populistas para combater o que ele identificou como uma "guerra econômica" travada por sua oposição, ordenando que tropas do governo tomassem à força uma rede de lojas de eletrônicos, que estaria alterando os preços e taxas regulados pelo governo. 

Daka, a maior cadeia de eletrônicos da Venezuela, foi ocupada pelo Exército, que confiscou todos os itens para depois vendê-los a "preços justos". "Nada deve permanecer nas prateleiras!", dizia a ordem presidencial. 

O que alguns chamaram de "saque patrocinado pelo governo" trouxe milhares de venezuelanos que esperaram para comprar produtos com descontos que variavam de 60 a 90%. Várias lojas foram tomadas pela força, o que levou à intervenção da polícia nacional. 

A Daka foi só o começo, no domingo, várias outras lojas de eletrônicos em Caracas tiveram o mesmo destino, e essas lojas não serão as únicas: 

- "Esta é apenas a ponta do iceberg do que estamos planejando fazer com a burguesia", disse Maduro em um discurso na televisão. De acordo com o jornal espanhol El País, os proprietários da Daka e da JVG, outra grande rede, foram presos. 

O governo acusou os donos das lojas de aumentar artificialmente os preços, criando assim uma "inflação induzida", identificada como a principal arma na "guerra econômica" contra seu governo. O Banco Central da Venezuela informou nesta quinta-feira que os preços subiram 5% em outubro, para uma inflação anual galopante de 54%. 

Mas a coisa não para por aí, em um país onde falta até papel higiênico pela escassez do setor fabril, o governo se mostra totalmente perdido e alheio à real situação, regulando, por exemplo, os preços da carne no varejo com um valor menor que o praticado pelos fornecedores. Fonte: IBTimes [Mdig]



Nenhum comentário:

Postar um comentário