Uma série de erros e prejuízos fez com que uma das maiores companhias do segmento mobile acabasse em uma situação realmente delicada
Caso você já se interessasse por celulares e aparelhos eletrônicos de ponta há quase dez anos, é bem provável que visse a BlackBerry como uma empresa inovadora e forte, mas que perdeu o rumo com o passar do tempo. Afinal de contas, a antiga RIM foi a companhia que praticamente fez nascer o segmento de smartphones.
Por conta dos primeiros aparelhos BlackBerry, as pessoas (principalmente executivos) puderam utilizar os seus celulares para mandar emails e acessar a internet de uma maneira dinâmica, fazendo surgir o conceito de um aparelho inteligente. Tanto que ela foi símbolo de inovação e de qualidade por alguns anos.
Contudo, mesmo com essa posição de grande vantagem dentro do mercado mobile, a BlackBerry não é mais a grande companhia que foi um dia. Muito pelo contrário. A liderança do mercado de smartphones está dividia entre Apple, Google e Samsung, sendo que a RIM está lutando para continuar ativa.
O que deu errado?
Assim como muita gente já deve imaginar, as dificuldades da BlackBerry começaram com a chegada da Apple ao mercado de smartphones (2007), que foi acompanhada de perto pela Google e Samsung. Com isso, novos modelos de ótimos celulares entraram na disputa por consumidores, assim como estes aparelhos passaram a ser vistos como objetos de consumo e não como acessórios de trabalho — o que simplesmente tirou o foco da BlackBerry.
Dessa maneira, a única solução era a inovação. Contudo, os CEOs que gerenciavam a companhia na época — Mike Lazaridis e Jim Balsillie, os fundadores da RIM — não estavam tão abertos a mudanças. Afinal de contas, a empresa era a responsável pelo surgimento de um segmento de mercado e ainda estava indo muito bem nele. E é claro que essa “inércia” foi bastante prejudicial no decorrer dos anos. [Tecmundo]
Isso desmente o famoso ditado: "Não se mexe em time que está ganhando".
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