quarta-feira, 7 de maio de 2014

Vegetarianos são menos saudáveis que os consumidores de carne

Um controverso estudo sugere que os vegetarianos têm um maior risco de doenças físicas e mentais

E isto apesar de beberem menos, fumarem menos e serem mais ativos fisicamente que os carnívoros.

O estudo realizado pela Universidade Médica de Graz (Áustria) estabeleceu que a dieta vegetariana, que se caracteriza pela ingestão de frutas, verduras e produtos de grão inteiro, parece levar a riscos elevados de câncer, alergias e problemas de saúde mental, tais como depressão e angústia.

O estudo utilizou dados da Pesquisa de Entrevistas de Saúde da Áustria para examinar os hábitos alimentícios e estilo de vida entre os consumidores de alimentos diferentes. 

1.320 voluntários foram agrupados de acordo a sua idade, sexo e nível socioeconômico em 4 grupos de 330 participantes. Resumiram-se a vegetarianos, pessoas que comiam carne com uma grande quantidade de frutas e verduras, pessoas que comiam menos carne, e 330 voluntários que comiam mais carne do que o resto dos examinados. 

Descobriram que os vegetarianos consomem menos álcool e têm índices de massa corporal menores, mas ainda se encontravam em pior estado de saúde física e mental geral. 

- "Nosso estudo demonstrou que os adultos que consomem uma dieta vegetariana são menos saudáveis (em termos de câncer, alergias e transtornos de saúde mental), têm uma pior qualidade de vida, e também requerem mais tratamento médico", disseram os cientistas.

Pese a quantidade de críticas de detratores vegetarianos dizendo que o estudo não passa de uma propaganda velada da friboi indústria da carne, os autores dizem que a pesquisa não tem nenhum relacionamento com a referida indústria e que, menos ainda, não recebeu nenhum aporte financeiro dela

- "Já nos distanciamos deste tipo de afirmação, já que é uma interpretação incorreta, conveniente e pontual de nossos dados", disse a coordenadora do estudo e epidemiologista Nathalie Burkert ao The Austrian Times: - "Nós percebemos que os vegetarianos padecem mais de certas doenças como a asma, o câncer e as doenças mentais do que as pessoas que comem carne, mas não podemos dizer qual é a causa e qual é o efeito. É necessário mais estudos antes de podermos responder a estas perguntas.", concluiu a cientista. Via | Independent [ndig]

Nenhum comentário:

Postar um comentário