segunda-feira, 26 de maio de 2014

Conheça Chantelle, a adorável modelo com vitiligo

Vitiligo: Modelo conseguiu superar o preconceito de uma rara doença de pele e alcançar o sucesso em sua carreira
Chantelle Brown-Young, de 19 anos, é, talvez, a primeiro e única modelo do mundo com vitiligo, uma doença que provoca a despigmentação da pele



Vitiligo é o resultado de um mau funcionamento do sistema imunitário, não tem cura e afeta menos de 1% da população mundial. É a mesma doença que sofria o ícone da música Michael Jackson. No caso de Chantelle, essa condição quase arruinou sua vida, até que ela resolveu dar a volta por cima.

Quando criança, Chantelle se tornou um alvo fácil para crianças implicantes. "Nessa época, eu era ridicularizada e maltratada, chamada de nomes como vaca, zebra, e de outros insultos depreciativos", disse ela. "O assédio contínuo e o desespero que isso trouxe em minha vida foi tão insuportavelmente doloroso que eu queria me matar".

Sua mãe, Lisa Brown, afirma: "Chantelle é uma bela adolescente, doce, extrovertida e, enquanto ela estava sendo humilhada pelos colegas, eu não parava de orar para que Deus me ajudasse a encontrar um caminho que pudesse ajudá-la".

A família se mudou do Canadá para a Califórnia, e Chantelle decidiu que, em sua nova vida, ela não estaria limitada pela sua condição. Ela percebeu que estaria no controle do seu destino no momento em que estivesse preparada para mudar a forma como ela se via. Então, em vez de culpar a sua condição de pele por todos os problemas, ela começou a aceitar sua deficiência. Jogou fora tudo que lhe atrasava e todas as “energias negativas” que a cercavam, segundo sua própria afirmação.

Sua nova atitude fez uma grande diferença: não demorou muito para que outros começassem a notar a sua beleza também. Uma enxurrada de oportunidades vieram até ela: sessões de fotos, catálogos de revistas e uma chance de estrelar no America’s Next Top Model. Chantelle é atualmente uma das finalistas no programa, e ainda teve a chance de posar com uma das grandes celebridades desse meio, Tyra Banks.

"Eu quero ser a próxima top model da América, porque isso é meu sonho", disse ela em um vídeo. "Eu quero provar que é possível seguir seus sonhos, apesar de todas as falhas e dos retrocessos". Quem mais a apoia em nessa missão é sua família – seus pais e sua irmã, de 10 anos, Christina.

"Não posso deixar de agradecer a Deus por esta bênção maravilhosa", disse Lisa. "Estou tão emocionada com a reviravolta da minha filha, com seu novo nível de confiança e com o fato de que sua antiga escola recentemente a convidou para voltar lá e fazer uma palestra motivacional para as crianças".

Além de ser modelo, Chantelle é uma porta-voz e embaixatriz para a comunidade de pessoas que possuem vitiligo. Hoje, ela é uma inspiração para todos aqueles que são ridicularizados por causa de sua aparência. Ela diz que tudo tem conspirado a seu favor, porque ela aceita a sua originalidade e do jeito que é. "Eu me amo. E, com isso, as oportunidades começam a vir aos montes. E eu agradeço a Deus por todos elas. Tente amar a si mesmos", disse ela. [jornalciencia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário