quarta-feira, 14 de maio de 2014

Horta em casa



Quem tem e cuida bem pode se orgulhar — e de quebra ainda levar uma vida mais saudável

Em tempos cada vez mais acelerados e caóticos, as hortas em casa nos resgatam a memória de como é mexer na terra e sentir a natureza crescer no seu próprio tempo. Pode ser um canteiro no jardim, o parapeito da cozinha e até uma mesa baixa perto da janela da sala: o que importa é o prazer de cultivar e poder colher parte dos alimentos que vão para a mesa de jantar. E sem componentes tóxicos.

Algumas vezes os temperos crescem com facilidade, porém não é todo mundo que tem esse talento nato com as plantas. Eu, por exemplo, me enquadro no segundo grupo — mas isso não é motivo para desistir de vez de fazer uma hortinha. Por isso fui atrás de duas especialistas no assunto: Isabela Herbetta, arquiteta, paisagista e blogueira do Casa Bela, e Silvia Jeha, sabe-tudo-de-horta, nutricionista, herborista e proprietária da Sabor de Fazenda.

Vamos às dicas?



Como começar? Por Silvia Jeha
Segundo Silvia, o primeiro passo é definir bem o local onde a horta será implantada. É necessário que ele receba pelo menos 4 horas diárias de sol, além de ser protegido de ventos frios e fortes. Na verdade, não é necessário ter muito espaço, o importante é usar um vaso com o tamanho adequado para a espécie escolhida, porém todas elas pedem recipientes com no mínimo 20 cm de altura e de diâmetro.

Sua ideia é montar a horta na cozinha? A Silvia ensina: como o sol é realmente fundamental para o sucesso dessa empreitada, só é possível cultivar em ambientes com grandes janelas. Nesse caso o cultivo deve ser feito em vasos e o sol deve incidir diretamente sobre os temperos, não vale através do vidro.

Quais os recipientes mais indicados? Por Isabela Herbetta
Quem não tem canteiro/jardim/quintal, pode optar por diversos tipos de recipientes, mas a Bel dá algumas sugestões: o vaso cerâmico comum (aquele terracota) é sempre uma ótima opção. É charmoso, não custa muito caro e consegue manter a temperatura e umidade da terra melhor do que os vasos de plástico. Mas muita gente gosta de experimentar recipientes alternativos para temperos, o que também é bacana! Potes, caixas, latas, etc.. O importante é que tenha furinhos embaixo para drenar bem a terra, não deixando a água empoçar embaixo, pois isso apodrece a planta.



Espécies e particularidades Por Silvia Jeha
Ervas que se adaptam a vasos pequenos (20cm de alt. x 15cm de diâmetro): tomilho, tomilho limão, orégano, manjerona, manjericão miúdo, cebolinha francesa. | Ervas que precisam de vasos maiores (acima de 30 cm de altura): alecrim e manjericão italiano ou basílico, sálvia. | Ervas que devem ser plantadas sozinhas em jardineiras: hortelã, capuchinha e salsinha.

Cuidados diários Por Isabela Herbetta
Eu sei que hoje em dia todo mundo quer coisas práticas, mas uma hortinha de temperos é algo bem delicado que precisa de cuidados diários sim. Principalmente porque a qualidade da planta está intimamente ligada ao seu sabor! O ideal é regar três vezes por semana ou todos os dias se a terra estiver seca, evitando os horários mais quentes (regar de manhã cedo ou no fim do dia), e controlar bem a quantidade de água para que não fique nem muito seca, nem encharcada.

A Silvia ainda lembra: a adubação deve ser feita a cada 40 dias com húmus de minhoca ou qualquer outro adubo orgânico, como o Bokashi, a torta de nim ou o composto orgânico. “Quando decidimos ter uma horta de temperos, devemos lembrar que é algo dinâmico, que devemos cuidar, regar, adubar, podar, pulverizar com inseticidas naturais quando necessário e uma vez por ano replantar alguma espécie que já não esteja legal!”.




Os principais erros Por Silvia Jeha 
Quer uma horta saudável e que fique sempre linda? Então evite: 
Não colocar as ervas em um local ensolarado 
Não transplantar a muda para um recipiente maior 
No transplante, não fazer a drenagem adequada 
Não respeitar o espaçamento entre as espécies, o que não permite o seu desenvolvimento ou as deixa suscetíveis ao ataque de pragas 
Não regar ou regar demais 
Não adubar e nem fazer a manutenção 


Ainda tem dúvidas?
Aproveitando o assunto e o timing, eu tenho uma sugestão final para quem quer realmente aprofundar os conhecimentos no cultivo de hortas. No dia 26 de novembro, semana que vem, Silvia e sua irmã, Sabrina Jeha, vão ministrar uma aula sobre o tema. O curso se chamaJardinagem Gastronômica e vai englobar vários tópicos, como a identificação de plantas comestíveis e mais 30 tipos de temperos frescos, dicas de cultivo e uso das ervas na gastronomia, além da aromatização de azeites, vinagres, manteiga e sal. Os alunos também vão poder praticar na hora o plantio em vasos. [Revista Glamour]

Se interessou? Então veja mais infos abaixo:

Data: 26.11.13
Horário: das 9h30 às 13h30
Valor: R$ 240,00 (apostila, lanche e certificado)
Inscrições: (11) 2631-4915 – www.sabordefazenda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário