sexta-feira, 30 de maio de 2014

TelexFree: os slogans inacreditáveis usados para atrair divulgadores

Empresa valia-se de promessas de ganhos rápidos e pouco esforço; é difícil crer no discurso, mas milhares de brasileiros acreditaram
Carro com marca da TelexFree no estado do Mato Grosso (Ivan Pacheco)



Promessa de ganhos fáceis e rápidos é o componente essencial da oratória de esquemas fraudulentos — sobretudo aqueles desenhados para enganar pessoas ingênuas e de boa fé. Foi justamente lançando mão desse discurso que a TelexFree conseguiu seduzir milhões de pessoas em todo o mundo, como mostra relatório da Securities and Exchange Commission (SEC), órgão que regula o mercado financeiro dos Estados Unidos, e que recentemente abriu um processo contra a empresa, alegando tratar-se de um esquema de pirâmide financeira.

A companhia, que alega trabalhar sob o modelo de marketing multinível, levantou mais de 1 bilhão de dólares mundialmente apenas com a promessa de enriquecer seus 'divulgadores', sem que eles precisassem vender qualquer produto. Segundo a SEC, os principais participantes do negócio nos Estados Unidos são imigrantes das comunidades brasileira e dominicana.

Para angariar novos divulgadores, a TelexFree criou uma série de slogans a serem veiculados pela Internet. Todos eles propagandeavam o lucro fácil, e não a eficácia do produto teoricamente vendido pela empresa: o Voip, serviço de telefonia por meio de dados. Segundo o relatório da SEC, os anúncios indicavam retornos astronômicos que ultrapassavam 200% ao ano. O site de VEJA teve acesso ao documento do órgão americano e listou alguns dos slogans do negócio suspeito de ser uma fraude bilionária - confira no quadro A propaganda 'elaborada' da TelexFree nos EUA.

A propaganda 'elaborada' da TelexFree nos EUA

1. • Trabalhe na internet e fique rico postando anúncios diários. 

2. • Em que companhia do mundo você poderia ganhar dinheiro sem vender nada? Agora, é possível. Venha para a TelexFree. 

3. • Poste seus anúncios e fique tranquilo para aproveitar o dia. E, o melhor, receba seus ganhos semanalmente. 

4. • Você não tem de construir nem vender nada. É só postar! 

5. • Dezenas de pessoas ficaram milionárias por causa da TelexFree. Fique também! 


Histórico - No início da semana passada, autoridades americanas acusaram a TelexFree dos Estados Unidos de formação de pirâmide e fraude. Durante uma busca feita na sede da TelexFree em Marlborough, no estado americano de Massachusetts, policiais surpreenderam o diretor financeiro da empresa, Joseph Craft, numa tentativa de fugir com inúmeros cheques destinados aos donos da empresa, James Merrill e Carlos Wanzeler. O valor total da apreensão chegou a 38 milhões de dólares. A SEC foi a autora do pedido de busca e apreensão. Segundo o órgão, todos os bens foram congelados, mas os valores são mantidos em sigilo pelo governo americano.

O processo conduzido pela SEC acusa de fraude o americano James Merrill, presidente da empresa, e os brasileiros Carlos Wanzeler e Sanderley Rodrigues de Vasconcelos. Os quatro maiores divulgadores também não saíram ilesos no processo: Steven M. Labriola, Santiago de la Rosa, Randy N. Crosby e Faith R. Sloan. Craft, o diretor capturado em fuga, também é acusado de fraude. [veja.abril]

Nenhum comentário:

Postar um comentário