sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ultrassom, o novo anticoncepcional masculino?

Cientistas descobrem que ultrassom, aplicado nos testículos, pode deter a produção de espermatozoides

Adeus aos preservativos. A partir de agora a capacidade dos ultrassons aplicados nos testículos para deter a produção de esperma poderia desbancar o restante de métodos anticoncepcionais em homens, segundo sugere um estudo publicado na revista Reproductive Biology and Endocrinology.

Ainda que o potencial dos ultrassons como anticoncepcional masculino foi pesquisado pela primeira vez há 40 anos, foi agora que a tecnologia permitiu aos pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) aplicar ultrassons de alta freqüência (3MHz) ao redor dos testículos para provocar o esgotamento de suas células germinais.

Em experimentos com ratos, os cientistas demonstraram que duas sessões de 15 minutos de ultrassons, com dois dias de diferença e aquecendo os testículos a 37 graus centígrados, são suficientes para reduzir a quantidade de espermatozoides a um nível abaixo do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera "fértil".

Não obstante, segundo seus autores, são necessários mais estudos para determinar quanto tempo dura o efeito do anticoncepcional e se é seguro utilizá-lo várias vezes. O que, sim, sabem é que poderia ser o anticoncepcional masculino ideal: barato, duradouro mas reversível e com poucos ou nulos efeitos colaterais. Via | BBC Health  [ndig]

Nenhum comentário:

Postar um comentário