quarta-feira, 28 de maio de 2014

Será que você vai ter Alzheimer?

Cientistas afirmam que é possível descobrir se você terá Alzheimer com 10 anos de antecedência

Os tratamentos para Alzheimer são pouco efetivos, então não sabemos até que ponto seria bom para a pessoa saber com antecedência se vai ou não ter a doença. Entretanto, para os pesquisadores, esse conhecimento é importante para entender a evolução do problema.

Compreender as mudanças biológicas que ocorrem durante o estágio clínico “silencioso” – os anos anteriores aos sintomas – oferece pistas sobre os casos da doença e pode inclusive oferecer novos medicamentos para impedir a progressão.

Em um novo estudo, pesquisadores da Universidade da Califórnia identificaram mudanças químicas que ocorrem no cérebro das pessoas destinadas a ter Alzheimer, com pelo menos dez anos dos sintomas acontecerem. A equipe identificou mudanças em 56 proteínas.

Existem duas formas de Alzheimer, a familiar e a esporádica. A maioria dos casos é esporádica e desenvolvida depois dos 65 anos. As causas desse tipo ainda não são completamente compreendidas, mas são pelo menos parcialmente genéticas. Já a forma familiar, que afeta apenas 2% dos pacientes, é causada por certas mutações genéticas. Geralmente aparece antes dos 65 anos, e é herdada – os descendentes de uma mesma geração têm 50% de chances de desenvolvê-la.

Para o estudo, os pesquisadores estudaram as proteínas do fluído cérebro-espinhal de 14 pessoas com o gene mutante, e as compararam com cinco não portadores. No total, 56 proteínas apresentaram diferenças significativas. Catorze já haviam sido relatadas em estudos anteriores, mas o resto é novidade.

Infelizmente, no momento não temos medicamentos efetivos para parar a progressão de Alzheimer”, afirma o pesquisador Ringman. “Nesse estudo, identificamos mudanças químicas que ocorreram no cérebro de pessoas destinadas a desenvolver Alzheimer em 10 anos ou mais. Ao estudar o fluído cérebro-espinhal de pessoas com uma idade relativamente jovem, descobrimos mudanças que indicam inflamações e quebra de sinapses”.

Isso oferece novos alvos para intervenções de medicamentos, e ajuda a elucidar em que ponto o Alzheimer familiar e o esporádico são similares e distintos. Esse conhecimento pode permitir que façamos tratamentos para indivíduos, dependendo do tipo da doença que têm”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário