segunda-feira, 26 de maio de 2014

Top 8 valiosas dicas para você viver saudável após os 40

A partir dos 40 anos, o risco de várias doenças aumenta. Por isso, é importante dar mais atenção à saúde

Mesmo que outras preocupações desviem o foco, quando atingimos 40 anos é o momento ideal para avaliar o bem estar e planejar o que vem pela frente.

A Dra. Sandra Fryhofer, médica do Hospital Piedmont, em Atlanta, EUA, afirma que “os quarenta são uma boa hora para respirar fundo, e, apesar de você ter muitas outras coisas para fazer, faça uma pequena avaliação interna e diga: ‘OK, há algumas coisas que eu preciso fazer para me certificar de que estarei saudável”’.

Não é preciso esperar se você não tiver chegado lá, diz o Dr. William Zoghbi, professor de medicina no Centro Vascular Metodista em Houston, EUA, e presidente da Faculdade Americana de Cardiologia. Ele afirma que “não é que as pessoas vão acordar um dia e dizer: ‘Eu tenho 40 anos, vou mudar tudo que estou fazendo para ficar mais sadio’. Quanto mais cedo elas puderem começar, melhor é”, em entrevista ao LiveScience.

Abaixo, seguem 7 dicas para você se manter com saúde quando estiver próximo dos 40 ou se já chegou nessa idade:

8 - Problemas na visão
Aos 40, a visão começa a piorar, então é melhor dar uma checada nos olhos. Sandra diz que: “Você precisa ser capaz de ler as letras de uma bula de remédio, e várias bulas diferentes. Se você não tiver óculos de leitura e não puder ler a bula, você pode perder informações importantes”.

Ela sugere o uso de óculos de sol para evitar mais danos, pois muita exposição ao sol aumenta a catarata, segundo Sandra. Ela recomenda que os óculos tenham proteção de raios ultravioletas.

Uma dieta rica em frutas e vegetais diminui o ritmo de perda de visão, pois têm antioxidantes, vitaminas e minerais em abundância”, diz Heather Mangieri, uma porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.

A principal causa de cegueira nos idosos é a degeneração macular, que afeta 9,1 milhões de americanos acima dos 40. Segundo Heather, “a degeneração macular tende a ser genética, mas podemos usar a nutrição, uma dieta rica em licopeno (encontrado em frutas vermelhas e vegetais) e antioxidantes para desacelerar a perda de visão”.

7 – Você conhece seus números?
O número 40 acende o alerta para que prestemos atenção em outros números importantes, como níveis de colesterol, pressão sanguínea, glicose e o peso. “As pessoas precisam saber qual é o nível de colesterol delas, sempre checando antes e depois dos 40”, diz William.

Se você passar em uma farmácia, aproveite para medir a pressão sanguínea. “É bom também ir ao médico para fazer um exame de sangue”, sugere. Os números podem ajudar a identificar fatores de risco de algumas doenças.

6 – Saiba seu histórico familiar
É bom checar a sua genética para ver se não há alguma doença que corra o risco de se manifestar em você pela sua genética. Sandra diz que “uma vez que você chega aos 40, onde as coisas dão errado, você tem que pensar na palavrinha que começa com C e ela é o câncer, pois você não é mais uma criança. É uma boa hora para se certificar de que entende o histórico de sua família”.

Se alguém da sua família teve câncer colorretal, seria uma boa ideia fazer uma colonoscopia aos 40, em vez de esperar até os 50 anos”, diz Sandra.

Doenças cardíacas seguem o mesmo caminho. Um teste de cálcio ajuda a determinar se as suas artérias estão começando a endurecer, e se você precisa fazer alterações bruscas em sua vida ou tomar remédios.

5 – Faça musculação
A partir dos 40, nós perdemos cerca de 1% da massa muscular por ano. Logo, exercícios que mantenham o peso e trabalhem as funções cardiovasculares podem ser incorporados a um plano de exercícios semanal para ajudar a reverter o processo. Heather diz que exercícios bem simples bastam, não precisa de nada elaborado como uma academia, basta trabalhar a resistência.

Quando envelhecemos, perdemos flexibilidade, e Heather diz que fazer yoga ou pilates ajuda a recuperar a flexibilidade, força interior, equilíbrio e o alcance dos movimentos.

4 - As fibras são amigas!
Aos 40, o metabolismo desacelera e comer menos calorias pode melhorar a saúde. Mas é necessário consumir fibras e fluidos, diz Heather.

Nós queremos nos certificar de que calorias que estão diminuindo vêm de coisas como doces, mas nos mantemos aquelas comidas ricas em fibras na dieta, e também nos certificamos de que nós estamos suprindo nossa necessidade por fluidos. É muito importante. Certifique-se de que o nosso plano de alimentação diária está incluindo bastante comida nutritivamente densa, como proteína magra, frutas, vegetais e laticínios pouco gordurosos e cereais integrais. Esses itens são importantes em todas as etapas da vida, mas conforme ficamos mais velhos, nós queremos nos certificar de que vamos manter esses alimentos ricos em nutrientes mesmo que nossas necessidades calóricas sejam menores”, ressaltou.

3 – Considere os aspectos de seu estilo de vida
A professora assistente da Universidade de Michigan, Dra. Elizabeth Jackson, enfatiza que uma vida sadia pode ter um impacto muito grande na prevenção de ataques do coração e derrames. Os riscos cardiovasculares, segundo ela, crescem com a idade, e não podemos simplesmente rejuvenescer para evitá-los.

Uma dessas mudanças é a perda de peso, que reduz o risco de doenças vasculares, do coração e diabetes. Fazer exercícios regulares, reduzir o estresse, manter um peso ideal e ter uma dieta rica em frutas, vegetais e gorduras poli-insaturadas “ajudam a manter os vasos sanguíneos sadios. E isso mantém coração sadio, isso mantém o cérebro sadio, e realmente nos ajuda a prevenir o aumento da cintura. Um investimento em um estilo de vida sadio terá retorno em cada década subsequente”, diz Elizabeth.

2 – Pare de fumar
Fumantes deveriam fazer um check-up aos 40. É a hora de acabar com o vício, segundo William, que reconhece que largar a droga não é fácil, mas reduzirá a incidência de muitas coisas ruins, como ataques do coração, derrames e câncer de pulmão.

1 – Exame de tireoide
Pessoas que ficam exaustas, ganham peso ou perdem o brilho dos cabelos e da pele, devem fazer um exame da tiroide, pois ela controla os níveis de energia e regulam hormônios.

É aos 40 que as doenças da glândula começam a aparecer com mais frequência, e os testes determinam se ela está funcionando normalmente. Problemas nela costumam ser resultados de condições genéticas, mas é possível eliminar as complicações com medicamentos”, finalizou Sandra. [jornalciencia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário