sábado, 24 de maio de 2014

Todas as manhãs um arco-íris ilumina esta impressionante mesquita

Não são apenas os seus vitrais ricamente coloridos, mas suas paredes apresentam um vibrante conjunto de azulejos geométricos e coloridos

Quando alguém fala de arquitetura histórica, nós logo imaginamos belos arcos, colunas jônicas, torres altas, esculturas e gárgulas, quase tudo em tons de cinza, mas a maioria de nós provavelmente nunca irá pensar em cores vivas e vibrantes. A mesquita de Nasir al-Molk, como mostram essas fotos, é uma exceção marcante e forte sobre a ideia de que estruturas históricas poderiam carecer de cores. 


Via: Mohammad Reza Domiri Ganji

A construção da mesquita, que parece ter cobrado vida diretamente de um desenho de Aladdin, foi iniciada em 1876 e concluída em 1888, em Shiraz, Irã, pela ordem de Mirza Hasan Ali Nasir al Molk, um senhor da dinastia Qajar. Os vitrais capturam a luz da manhã e criam um jogo de luzes no chão da mesquita, ganhando o nome de "Mesquita Rosa" e convidando os fotógrafos a capturar sua beleza de vários ângulos. Embora alguns dos azulejos que decorem sejam mesmo da cor de rosa, parece que a mesquita inclui quase todas as cores sob o sol.

A mesquita possui muitos elementos da arquitetura islâmica tradicional como arcos Iwan e uma fonte central para as abluções, mas os vitrais são relativamente raros. Apenas algumas poucas mesquitas, como a Masjid al-Aqsa e a Mesquita Azul em Istambul, apresentam janelas de vitrais.

Prepare-se para apreciar uma das instalações mais bacanas que você já viu sobre o Irã. Toda uma glória de luz e cores. Fonte: Huff Post [mdig]

Via: Dav Wong

Via: Amin Abedini

Via: Amin Abedini

Via: Amin Abedini

Via: Abbas Arabzadeh

Via: my2200

Via: Amin Abedini

Via: Omid Jafarnezhad

Via: Dav Wong

Via: Marco Antonini


Nenhum comentário:

Postar um comentário