segunda-feira, 26 de maio de 2014

O mágico mundo dos cogumelos na fotografia de Steve Axford

Cogumelos, os recicladores naturais de nossas florestas, são quase tão diversificados quanto todo o reino animal



Quem atesta o fato é o fotógrafo Steve Axford, um apaixonado pelo mundo dos fungos, que vive e trabalha na área dos Northern Rivers do estado de New South Wales, na Austrália, onde ele passa seu tempo documentando o mundo dos cogumelos, muitos dos quais são tão raros que nunca foram fotografados antes, não pelo menos de forma tão inspiradora e artística.


O fotógrafo australiano não se concentra apenas nas frutificações de alguns fungos das divisões Basidiomycota e Ascomycota, ele viaja por todo o mundo capturando fotos de animais raros, plantas e muitas e diversas pessoas diferentes que encontra. Mas é seu trabalho diferenciado de rastrear alguns dos mais estranhos fungos do mundo que resultou em uma audiência on-line que espreitam o seu trabalho on-line para ver suas descobertas visuais.

A fotografia da natureza geralmente se concentra em outros objetos maiores, por isso, muitas vezes, perdemos a beleza e a diversidade que os cogumelos têm para oferecer. Muitos cogumelos são comestíveis, alguns, como o Agaricus sylvaticus, o Agaricus blazei e Pleurotus spp., entre outros, são largamente cultivados com aplicação de cuidados monitorados, outros, no entanto, são comestíveis uma vez só, são tóxicos e podem em alguns casos levar à morte.

Foi dolorosamente difícil não incluir mais fotografias de Steve aqui. Por isso, se gostar do que vê, poderia explorar mais de suas fotografias no Flickr e no SmugMug. Todas as fotos são cortesia do fotógrafo. [mdig]














Nenhum comentário:

Postar um comentário