quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ape para quatro


Esse é um apartamento para quatro, sim, mas ninguém disse que seriam quatro pessoas, hehe.

Além do casal de proprietários, o imóvel mineirinho abriga confortavelmente mais dois integrantes: os gatos da família. E por incrível que pareça, ninguém foi deixado de lado na hora da reforma. São 68m², nem muito, nem pouco — na medida. O aproveitamento máximo de espaços, a ausência de paredes e os acabamentos clarinhos são ideia do arquiteto Marcelo Alvarenga, que assina o projeto. Mas elas não param por aí…







 Que comece o quebra-quebra… 


Na planta original, a sala de estar era compacta e mal resolvida. Mas aí algumas paredes vieram abaixo e de repente surgiu uma área social ampla e bem iluminada, que “roubou” a metragem de um dos quartos para poder acomodar sofá, cozinha e mesa de jantar. A marcenaria sob medida foi imprescindível para que as funções ficassem bem distribuidinhas.

A cozinha migrou para uma das paredes laterais e se resume em uma bancada só, organizada em um bloco de armários. Para acomodar televisão, equipamentos e enfeites, o arquiteto bolou uma estante central que funciona como divisória. De um lado ela é mais profunda para receber os aparelhos de home theater e na face oposta as prateleiras são estreitinhas, usadas para expor quadros e itens menores.

Móvel dupla face = solução decorativa e funcional.






 Playground felino 

Ainda na marcenaria mora a segunda grande ideia do apê: além de estante, a peça funciona como parque de diversões para os bichanos. Para nivelar duas vigas existentes no teto, Marcelo criou um túnel secreto (ou nem tanto) para os gatos no trecho rebaixado. E como eles adoram explorar lugares e ver a vida do alto, não precisa nem dizer que o túnel foi sucesso de crítica, né?

O acesso é feito através das prateleiras vazadas da estante e de furos estratégicos em um segundo armário — na extremidade oposta do caminho. Pensando na manutenção desses nichos, foram criadas aberturas em forma de gato para facilitar a limpeza.





 Esconderijo perfeito 

Com a mudança de layout e a integração total, ficou faltando resolver um pequeno detalhe: a área de serviço. Aproveitando os pontos de água já existentes, o arquiteto instalou tanque + máquina + armários no espaço deixado pela antiga cozinha. Mas ter uma lavadora no meio da sala não é exatamente uma proposta bonita, então foram instaladas divisórias mais baixas do que o pé-direito para camuflar esse cantinho do cômodo. Virou uma caixa dentro da caixa.

O volume ganhou mais leveza pelo simples fato de não estar encostado no teto e de quebra ainda serve de suporte para plantas pendentes.




Fotos via Play Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário