domingo, 15 de dezembro de 2013

Por que um perfume tem cheiro diferente para cada pessoa?

Os cientistas parecem ter encontrado a resposta, mas isso não fará você acertar na hora de comprar um presente
Todos nós pensamos que sabemos como certas coisas cheiram


Mas para alguém que abre um frasco de perfume, pega um pedaço de queijo ou um copo de vinho, pode cheirar completamente diferente.

Cientistas americanos descobriram que todos os odores fornecem experiências de uma forma completamente diferente. O estudo, publicado na revista Nature Neuroscience, revela que 30% dos receptores de cheiros são diferentes entre quaisquer duas pessoas. Cada receptor único pode alterar a forma como cada pessoa percebe um odor.

Dr. Joel Mainland, um biólogo molecular do Centro Monell Chemical Senses, na Filadélfia, EUA, disse: "Para os itens diferentes, há uma grande diferença entre o que você cheira e o que eu cheiro. A quantidade de variação foi realmente surpreendente para nós - foi cerca de 30%. Esse é um número bastante elevado".

O nariz humano contém 400 diferentes receptores olfativos - e a equipe do Dr. Mainland descobriu que mudando um único receptor pode mudar radicalmente a forma como a pessoa percebe um cheiro.

Dr. Mainland disse: "O padrão de ativação desses 400 receptores codifica tanto a intensidade de um odor, como a qualidade”.

Mudando um receptor especial, um fenômeno “engraçado” acontece: algumas pessoas cheiram um tipo específico de esteroide do sândalo como algo agradável, enquanto outros acham que cheira xixi. "É muito diferente". [jornalciencia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário