sexta-feira, 10 de maio de 2013

O Brasil tem o mais poderoso navio de guerra do mundo

Foi lançado o mais poderoso navio de guerra do mundo, destinado à Marinha do Brasil*

* Esta foi a manchete dos principais jornais do mundo... em dez de setembro de 1908. 'Táva na cara' que não é uma notícia atual, mas você conhecia essa história?

Launch of Brazilian Battleship Minas Geraes
Há cerca de cem anos corria na carreira do estaleiro W. C. Armstrong Whitworth & Company, na Inglaterra, o 'Encouraçado Minas Geraes' (não corrija, antigamente se escrevia Geraes). Teve por madrinha a Sra. F. Régis de Oliveira. E teve um impacto, nos círculos navais da época, compatível com suas 19.250 toneladas de deslocamento padrão e seus 12 canhões de 12 polegadas.



Cogitou-se na Europa que a encomenda brasileira era um subterfúgio para posterior transferência a uma outra marinha. Jornais britânicos especulavam que o verdadeiro destinatário seria a Alemanha. Jornais alemães cogitavam que o navio seria secretamente transferido à Royal Navy. A verdade é que, menos de dois anos depois, o então mais poderoso encouraçado do mundo adentrava a Baía da Guanabara para o início de 44 anos de serviço na Marinha do Brasil.

Não deteve por muito tempo o posto de navio de guerra mais poderoso do mundo. Afinal, vivia-se uma acirrada corrida armamentista rumo à Primeira Grande Guerra. Não esteve plenamente operacional por diversos períodos de sua existência na MB. Afinal, o Plano Naval que objetivou a encomenda de uma completa esquadra para a Marinha, nova em folha, não previa as instalações adequadas para sua manutenção. 

Só nos anos 20 a discussão sobre a industrialização do país iniciou um processo que levaria, décadas depois, a se atingir uma capacidade industrial compatível com a manutenção de belonaves modernas. Quando esse tempo chegou, o nome Minas Geraes já mudara para Minas Gerais, e batizava um outro navio. Fonte: Portal Naval

Nenhum comentário:

Postar um comentário