domingo, 26 de maio de 2013

Mosquito Tone ou Teen Buzz

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 10 de setembro de 2012 

Algumas lojas de um shopping de Londres ficavam incomodadas com a constante presença de jovens estudantes parados, ou fazendo algazarras, diante de suas vitrines porque espantavam potenciais clientes, 
especialmente adultos

Diante dos prejuízos provocados pela "molecada", encomendaram um estudo para encontrar uma forma de afastá-los sem provocar ações judiciais por parte dos responsáveis dos mesmos alegando eventuais ilegalidades constitucionais. 

Assim, depois de estudos e discussões, a empresa britânica Compusound Security Systems criou uma espécie de "repelente" de jovens. Trata-se de um aparelho eletrônico que emite um som com uma frequência irritante para a audição, mas que apenas é ouvida por jovens.

Este "repelente" foi batizado de "mosquito" e executa um irritante zumbido na faixa acima de 17 kHz, inaudível para os adultos a partir da faixa dos 25 anos. 

Segundo especialistas, a razão de o som ser escutado apenas por crianças e adolescentes é a perda natural de percepção para sons de alta freqüência que acomete os adultos ao longo da vida. Basicamente, quando envelhecemos, somos menos capazes de perceber sons em frequências altas, fenômeno que começa no início da idade adulta. Porém as crianças e adolescentes podem ouvir muito bem nesta faixa, pois ainda possuem as chamadas "células ciliadas" da cóclea (aquele "caracol" do ouvido). 

Deu certo. Em pouco tempo notou-se que não havia mais aglomeração de jovens diante das lojas, trazendo tranquilidade e os clientes de volta. 

A vingança 

Alguns gênios descobriram a armação, adaptaram o zumbido via software e o transformaram em um "ringtone" para celular. O ringtone, que recebeu o nome de “Mosquito Tone” (ou “Teen Buzz”), é um som de alta freqüência imperceptível para adultos acima de 25 anos. O detalhe curioso é que a tecnologia do Mosquito não foi desenvolvida para o uso de crianças e adolescentes, mas para espantá-los. 

O toque de celular, supostamente inaudível para os adultos, se tornou a nova artimanha encontrada por estudantes dos EUA e Inglaterra para falar e trocar mensagens pelo celulares dentro da sala de aula e escapar da vigilância dos professores. O "Mosquitotone" está sendo vendido para celulares do Reino Unido pela própria Compusound e, nos EUA, por uma empresa que cobra 3 dólares pelo download. Mas, vários sites da internet disponibilizam esse toque gratuitamente. 

“Quando ouvi sobre isso não acreditei, num primeiro momento", disse Donna Lewis, professora de tecnologia da Trinity School, em Manhattan. "Mas um dos garotos me deu uma cópia e a enviei para uma amiga, professora do ensino básico, pedindo que executasse o som diante da classe de alunos da primeira série. Ela disse-me, depois, que num determinado momento de realização de atividade e com a sala em silêncio, executou o 'mosquito' e a reação dos alunos foi exatamente igual àquela quando riscamos um giz ou as unhas na lousa. Todos reagiram em agonia. No entanto, ela nada ouviu". 

O diretor de marketing da Compound Security, Simon Morris, disse em entrevista à jornalistas especializados que "o som transformado em ringtone não é exatamente o que a empresa desenvolveu para as lojas porém a imitação é muito boa. Temos que dar crédito aos jovens pela genialidade”. 
                                                 Para ouvir o "Mosquitotone" clique em executar
Se não conseguir ouvir, chame um adolescente e execute novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário