segunda-feira, 20 de maio de 2013

Prisão norueguesa parece mais um Holiday Resort

Situada em 75 hectares de pinhal, a Prisão Halden da Noruega é diferente de qualquer prisão do mundo. Aqui, os presos são respeitados e, provavelmente, vivem melhor do que lá fora

Se descrevessem um lugar no qual habitam, de maneira passageira, no máximo 252 pessoas rodeadas de TVs de plasma, frigobares, murais de artistas contemporâneos e um laboratório culinário, a maioria de nós pensaria que estão falando de um hotel de luxo em Oslo. No entanto, estas e outras espetaculares comodidades podem ser encontradas em Halden, uma prisão na Noruega com condições que sem dúvida deixariam com inveja a maioria da população livre do planeta. "Eu confesso... me prenda!"

Em 2010, a um custo de cerca de 1,5 milhões de dólares, o governo norueguês decidiu, fiel a sua amigável filosofia carcerária, construir a mais luxuosa e cômoda prisão do planeta.

- "O mais importante é que essa prisão simula, na medida do possível, o mundo exterior. No sistema carcerário da Noruega existe respeito aos reclusos e a seus direitos humanos", afirma Hans Henrik Hoilund, o arquiteto encarregado de desenhar Halden.

A prisão possui um Centro cultural, um estúdio de gravação, biblioteca, jardim de inverno, oficinas de produção, salas de aula de arte, ginásio, bem como um laboratório culinário. As celas estão decoradas com pinturas originais que custam mais de US $ 1 milhão. Existe ainda uma casa separada, com dois quartos, onde os presos podem passar um tempo com suas famílias, durante as visitas.

Pois se isso já não fosse o bastante para qualquer um de nós pegar o próximo voo para aquele país, todos os móveis são de marcas reconhecidamente luxuosas; metade do pessoal e guardas que trabalham em Halden são mulheres (mulheres norueguesas, gente!) e por seus corredores podemos apreciar aromas deliciosos como o de sorvete de laranja ou de deliciosos suflês que emanam do laboratório culinário instalado em seu interior para alimentar os pobres reclusos.

Apesar de parecer um tanto paradoxal que os presos vivam em melhores condições do que a grande maioria da população mundial, a verdade é que esta filosofia parece ser realmente efetiva na reforma moral e comportamental dos presos. Apenas 20% dos ex-presidiários na Noruega voltam a cometer um delito, comparado com 90% de reincidências delitivas em outros países. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário