quarta-feira, 29 de maio de 2013

Coma carne vermelha sem culpa

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 29 de setembro de 2012


Coma carne vermelha sem culpa  e tome cuidado com os peixes ricos em ômega três. 

A proposta está no livro "A Verdadeira Dieta Anti-Câncer”, best-seller na Europa. O autor, o francês David Khayat, é um dos mais renomados oncologistas do mundo e o livro é um relato de 30 anos de experiência e reflexões.

A comida como remédio: uma alimentação balanceada pode evitar e ajudar no tratamento de doenças graves como o câncer. Quem defende a tese é o oncologista francês David Khayat. Em entrevista exclusiva à correspondente em Paris, Joana Calmon, ele conta ao Espaço Aberto Saúde como chegou a esta conclusão, defende a presença de carne vermelha no cardápio e pede cautela em relação aos peixes. Ainda no programa, o passo a passo de uma receita à base de romã, a fruta que seria a grande aliada no combate à formação de tumores.

O que podemos comer para evitar o câncer, essa é uma questão que me pareceu muito importante. A partir disso, eu fiquei muito impressionado com muitos estudos feitos com homens e mulheres. Acompanhamos aqueles que comiam mais carne vermelha, aqueles que comiam mais peixe, que comiam tomates, que comiam romã. O que aconteceu com essas pessoas com relação ao risco de ter câncer? Eu simplesmente organizei todos esses estudos que são muito interessantes, sem me preocupar com o que foi estudado com animais”, disse Khayat. 

Segundo ele, 20% das pessoas que desenvolvem câncer é por causa da alimentação. “E como sabemos disso? É porque conhecemos muitas histórias famosas que são muito evidentes hoje em dia. Um dos exemplos mais conhecidos é que as mulheres japonesas não têm câncer de mama, é muito raro. E não tem nada a ver com o tamanho dos seios. Existem pouquíssimos casos no Japão. Assim que imigram aos USA, na segunda geração, elas têm a mesma quantidade de câncer de mama que as mulheres americanas. O que acontece? Elas continuam a parecer japonesas, mantêm o mesmo patrimônio genético, a poluição em Osaka e Los Angeles é a mesma. O que aconteceu então? Elas modificaram sua alimentação”. 

Outra afirmação importante do Dr. Khayat: “Fibras são boas para prevenir o câncer. E a razão disso é simples: primeiro porque são ricas em certas vitaminas e elementos que são muito bons contra o câncer. Além disso, a fibra acelera o trânsito intestinal. Elas reduzem o tempo que os produtos que você comeu ficam em contato com o intestino. Quanto mais rápido isso acontece, menor o contato. Tudo o que você come contém produtos cancerígenos. Menos contato entre o produto cancerígeno e a parede do intestino, menos os produtos cancerígenos terão tempo de provocar seu efeito negativo. Acelerar o trânsito é bom e as fibras são ótimas para isso”. 

Há cinco peixes que são cancerígenos: o salmão, inclusive o selvagem, o atum vermelho, ainda bem que eles correm o risco de extinção, é melhor mesmo deixá-lo em paz, o siki, o halibute e o peixe espada. Esses peixes, hoje nós sabemos, contêm concentrações de metais pesados, como o arsênico, chumbo, mercúrio e cádmio, que são incrivelmente altas. A ponto de, às vezes, vermos pedaços de salmão ou atum ou de espada cuja concentração de metais pesados é maior do que o limite máximo contido nas minas. Isso quer dizer que se você estiver numa mina de cádmio na Nigéria e pegar um pouquinho de terra e pegar um pedaço de salmão, às vezes existe mais cádmio no salmão do que na terra da mina. O que não se deve fazer é comer o tempo todo apenas salmão e atum. Se quiser comer salmão, tudo bem, mas não coma com muita frequência". 

Quando comecei a escrever esse livro, achei que o peixe era extraordinário e que a carne vermelha era ruim. Na verdade, sobre a carne vermelha este conceito é falso, a carne vermelha não tem nada de ruim. E, notoriamente, o melhor estudo sobre o assunto constata que os vegetarianos sofrem de câncer de colon na mesma proporção que os que comem carne”, disse Khayat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário