sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pinturas japonesas deslumbrantes criados no Microsoft Excel

Quando se trata de pintura, ou mesmo a arte digital, Microsoft Excel não é geralmente a primeira coisa que vem à sua cabeça

No entanto, um artista de 73 anos de idade, Tatsuo Horiuchi, foi usá-lo para criar belíssimas obras de arte tradicional japonesa.



Se quiser usar um software para fins artísticos, por que não o poderoso e popular Adobe Photoshop, certo? Bem, a explicação de Tatsuo Horiuchi faz sentido: "Os softwares gráficos são muito caros, enquanto que o Microsoft Excel veio pré-instalado em meu computador. 


Além disso, embora ele nunca tivesse usado o Excel, antes de se aposentar de seu trabalho muitas vezes ele viu seus colegas de usando para criar gráficos. Então ele pensou que o programa poderia muito bem ser usado para fazer arte. Em seus últimos anos de reforma antecipada, Horiuchi decidiu que queria tentar algo novo, então ele comprou um computador e começou a experimentar com pintura digital. 


No começo, ele tentou Microsoft Word, mas ele teve problemas com determinação do tamanho da tela para ajustar o papel de impressão. Finalmente, virou-se para Excel, que tinha uma característica interessante: reduzir automaticamente o tamanho da planilha para caber no seu papel de impressão A4. O começo foi difícil, mas Tatsuo, ambicioso, conseguiu aprimorar habilidades e, durante os últimos 10 anos, ele estabeleceu-se como um artista original, com exposições de todo o Japão.


Tatsuo Hourichi não é o primeiro artista do mundo a usar o Excel como um meio de arte, mas, ao contrário de Danielle Aubert, ele não usa células do programa para criar obras de arte pixelizada. Em vez disso, ele faz uso de sua característica de forma automática para desenhar meticulosamente formas complicadas para produzir obras de arte tradicional japonesa. Ele ainda acredita que o Microsoft Excel é uma ferramenta excelente, e que a qualidade da arte não exige soluções complexas e caras. Hourichi vende suas criações em exposições locais em sua cidade natal, Sanada, Nagano, e também faz doações às bibliotecas. PC on-line via Kotaku OddityCentral]

Nenhum comentário:

Postar um comentário