sábado, 25 de maio de 2013

Hoje acontece em São Paulo "A Marcha das Vadias"

A Marcha das Vadias protesta contra a crença de que as mulheres são vítimas de estupro devido às suas vestimentas

Em 24 de janeiro de 2011, o policial canadense Michael Sanguinetti, numa palestra sobre segurança em um campus universitário de Toronto, fez uma recomendação que repercutiu em todo o mundo. Ele disse que as mulheres, para evitar estupro, não deviam usar roupas que pudessem sugerir que fossem vadias.

Em 3 de abril do mesmo ano, 3 mil pessoas foram às ruas de Toronto, Canadá, vestidas de forma sensual para protestar contra a cultura que transforma as mulheres em culpadas pela violência que sofrem. A infeliz declaração de Sanguinetti foi o estopim para um movimento conhecido como a Marcha das Vadias (ou Slutwalk, no original em inglês), que se alastrou por todo o mundo.

As mulheres durante a marcha usam não só roupas cotidianas, mas também roupas consideradas provocantes, como blusinhas transparentes, lingerie, minissaias, salto alto ou apenas o sutiã. Algumas, mais ousadas, vão de topless.

Este é o terceiro ano consecutivo que o protesto é realizado em São Paulo. A Marcha das Vadias ocupará a rua Augusta (centro de São Paulo) neste sábado (25). A concentração está marcada para o meio-dia na praça do Ciclista, na avenida Paulista. O início do trajeto, que passa pela rua Augusta e vai até a Praça Roosevelt, começa às 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário