terça-feira, 21 de maio de 2013

Desculpe, Brazukas... Vocês estão sendo roubados

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 6 de setembro de 2012

Definitivamente, você está sendo enganado”, diz, em tom jocoso e irônico, o jornalista americano Kenneth Rapoza

O Jeep Grand Cherokee 2012.Os brasileiros adoram este carro tanto que eles estão dispostos a pagar mais de 90 mil dólares por ele. (Crédito da imagem: Getty Images via @ Daylife)
Alguém poderia pensar que pagar mais de US$ 90.000 por um Jeep Grand Cherokee significa que ele vem equipado com asas e com rodas banhadas a ouro. Mas, no Brasil, este é o preço de um modelo básico.

O Jeep Grande Cherokee 2012 no Brasil custa astronômicos R$ 190.000, cerca de 95.000 dólares. Os direitos de importação e outros tributos fazem com que o dinheiro gasto com a compra de um Jeep Cherokee pelos brasileiros seria suficiente para comprar três deles, se eles estivessem vivendo em Miami como seus amigos. Nos Estados Unidos, o Jeep Grand Cherokee 2013 custa cerca de US$ 28.000. Isso é quase a metade da renda média de um americano, mas 90.000 dólares está a anos luz de distância da média de renda de um brasileiro.

Dodge Durango - Lançamento 2012/2013
Para não ficar atrás, o Grupo Chrysler vai lançar sua SUV Dodge Durango 2013 por um preço ainda maior do que o do jipe. O Durango será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro por “apenas” R$ 190.000 (*) (US$ 95.000). Nos EUA, ele custa cerca de US$ 28.500. Um professor do ensino fundamental do sistema de ensino público do Bronx pode comprar um. Ok, talvez não novo, mas um seminovo com um ou dois anos de uso.

Graças à tributação maciça de mais de 50% e à ingenuidade, o consumidor brasileiro está pagando por um Cherokee o preço de BMW X5. Desculpe, Brazukas ... não há status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand ou Dodge Durango. Não se deixe enganar. Vocês estão definitivamente sendo roubados.

Pense desta forma, se o seu amigo americano lhe disser que comprou um par de Havaianas por 150 dólares, você diria a ele que pagou demais. Claro que os chinelos são sexy, elegante e chique, mas eles não valem US$ 150. Quando se trata de carros de status no Brasil, as classes superiores estão tomando Pitu e 51 em suas caipirinhas achando que é um licor de primeira linha.

Notícias Automotivas, um blog sobre carros, explica em detalhes como é composto o preço do carro no Brasil. Uma boa parte da culpa pela alta dos preços dos carros deve-se a impostos, mas só isso não justifica. Acontece que a margem de lucro das montadoras é muito alta.

A Fiat, por exemplo, deve sua vida ao Brasil. A montadora italiana vende mais carros no Brasil do que na Itália. Nunca é fácil saber o quanto as quatro grandes montadoras internacionais instaladas no Brasil estão realmente ganhando porque elas nunca vão confessar. Enquanto isso, os brasileiros aprendem a viver com esses preços astronômicos. E isto não acontece somente com os veículos “sofisticados”. Mesmo os automóveis básicos custam muito caro.

Um veículo como o líder de mercado, Volkswagen Gol, transmissão manual, que custa R$ 30.000 no Brasil, é vendido no México por 130.200 pesos mexicanos, ou menos de R$ 20.000. 
(*) Preço estimado pelo autor, mas parece que o valor será um pouco menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário