domingo, 26 de maio de 2013

Brasil, Eita País Abençoado por Deus - Aquífero Guarani

A água na Terra está se esgotando? Será que num futuro próximo teremos uma guerra pela água?

O relatório anual das Nações Unidas faz terríveis projeções para o futuro da humanidade. A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para necessidades básicas. Cientistas afirmam que o caos se dará daqui a 'pouco mais de 40 anos', quando a população atingir a cifra de 10 bilhões de indivíduos.

A partir destes dados projeta-se que a próxima guerra mundial será pela água e não pelo petróleo.

A água no Brasil

O nosso país, conforme dito, é privilegiado. Temos gigantescas reservas de água praticamente em todos os Estados. Temos rios abundantes com enormes volumes de água.

O que a maioria não sabe é que existem reservas simplesmente gigantescas, maiores ainda que aquelas contidas nos rios e lagos de superfície. São as reservas dos aquíferos, verdadeiras caixas d'água subterrâneas. Mais interessante ainda é que os aquíferos tem uma água pura, sem poluentes ou contaminantes podendo ser utilizada diretamente para consumo.

A grande reserva Brasileira de água: os aquíferos subterrâneos

O maior aquífero do mundo, O AQUÍFERO GUARANI, está localizado em rochas da Bacia Sedimentar do Paraná e ocupa uma área de mais de 1,2 milhões de km2. Este super-aquífero estende-se pelos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Este aquífero contém mais de 50 mil quilômetros cúbicos de água, o que é superior a toda a água contida nos rios e lagos de todo o planeta. Somente este fato poderia significar que o abastecimento de água brasileiro estaria garantido, sem reciclagem e reaproveitamento, por milhares e milhares de anos. Imagine se fizermos reciclagem, tratamento e reaproveitamento eficientes... teremos água para todo o sempre. Considere: 1 km3 = 1 trilhão de litros.

Estima-se que por ano o Aquífero Guarani receba 160 quilômetros cúbicos de água adicional vindas da superfície. Segundo especialistas em hidrologia, a quantidade de água do Aquífero Guarani seria capaz de abastecer a população mundial por mais de cem anos.

Aquífero Guarani

Volume de Água Armazenado
Calcula-se que a reserva contenha 50 quatrilhões de litros de água. É mais do que a água que corre em todos os rios do planeta em um ano (43 quatrilhões de litros). Poderia abastecer a população por 3 mil anos.

A Vazão
Chega a 800 metros cúbicos por hora (ou 800 mil litros) em profundidade de mil a mil e duzentos metros.

Profundidade
A água do manancial está situada a uma profundidade que oscila de 50 metros a 1,5 mil metros. 10% da área total está rente à superfície.

Temperatura da Água
A cada cem metros de profundidade, a temperatura da água aumenta 3ºC. Nos pontos mais profundos, pode chegar a 60ºC. A temperatura média fica entre 25ºC e 30ºC.

Esponja
A água está embebida em um manto de arenito poroso. Trata-se de água da chuva que escorreu lentamente para o subsolo durante 100 milhões de anos, depurando-se.

Concluindo
Vale lembrar que 3/4 dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados da superfície brasileira correspondem a Bacias Sedimentares como a do Paraná. Todas estas bacias contém unidades sedimentares porosas e permeáveis que podem formar excelentes aquíferos de dimensões continentais.

No Norte, sob os Estados do Pará, Amapá e Amazonas, há outro aquífero, chamado Alter do Chão com uma área de 437,5 mil km² e espessura de 545 m. O Alter do Chão, que ainda está sendo estudado, teoricamente ocuparia uma pequena área em extensão mas um grande volume. Alguns pesquisadores acreditam que ele teria aproximadamente 85 mil km³ de água contra apenas 45 mil km³ do aquífero Guarani. Fontes:  [Geólogo]  e [Geomundo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário