sábado, 25 de maio de 2013

Paraguai rejeita médicos cubanos

 "Formação medíocre" impede exercício de profissão no país 

Enquanto o Brasil se esforça para fazer o reconhecimento automático dos diplomas dos médicos cubanos em território brasileiro, o nosso vizinho Paraguai rejeitou os médicos cubanos em seu país. 

Segundo o reitor da Faculdade de Medicina Nacional do Paraguai, "médicos cubanos têm habilidades e conhecimentos de uma licenciatura em Enfermagem". 

As autoridades médicas paraguaias consideram que os médicos formados em Cuba não têm formação suficiente para exercer a medicina em seu país, disse segunda-feira o reitor da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional do Paraguai, Aníbal Filartiga. 

Um estudo comparativo entre os currículos dos cursos de medicina em Cuba e no Paraguai mostrou que o currículo da ELAM - Escola Cubana de Medicina - é medíocre. 

Anualmente, Cuba disponibiliza cerca de 500 vagas para estudantes estrageiros estudarem medicina em Cuba, de forma gratuita, tendo em vista que o governo cubano gasta entre US$ 60.000 a US$ 70.000 dólares anuais com jovens paraguaios para estudar medicina em Cuba. 

As autoridades médicas do Paraguai rejeitaram a equiparação automática dos currículos dos médicos paraguaios com os médicos cubanos.
Fonte: EFE via Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário