quinta-feira, 23 de maio de 2013

Casal tem 15 filhos com o nome "Walter"

Casal teve 15 filhos, e todos receberam nomes com variações de Walter. Meninas dizem que eram motivo de piada na infância


Em foto de 2011, irmãos Walter se encontraram com a mãe no réveillon (Foto: Arquivo Pessoal)

Porta-retrato guarda a lembrança  do pai

Ao ficar grávida do seu primeiro filho, a paraibana Erotides Brandão fez um acordo com o seu marido e prometeu homenageá-lo batizando a criança de Walter, mesmo nome do pai. Ela só não esperava que ele ia gostar tanto e pedir que todos os outros filhos também tivessem esse nome. Ao todo, foram 15 Walters, sendo nove mulheres - um menino morreu ainda bebê. “A primeira foi Walterlúcia e no ano seguinte ele pediu para ficar colocando sempre. Eu não sabia que iam ser tantos, mas a gente não negava nada um ao outro”, conta Erotides, hoje com 88 anos, em entrevista ao G1.

O casal teve que ter criatividade para variar nos nomes. Eles decidiram que as mulheres iam ter os nomes femininos agregados ao Walter e seguidos por Maria: Walterlúcia Maria, Walterlívia Maria, Walterlênia Maria, Walterlônia Maria, Walterlácia Maria, Walterluzia Maria Emília, Walterluana Maria, Walterangelina Maria e Waltersilvana Maria. Os homens, por sua vez, foram batizados apenas com nomes compostos: Walter Emanuel, Walter Luís, Walter Olivério, Walter Marcelo (morreu aos seis meses), Walter Licínio e Walter Fernando. "Eu inventava na hora. Já cheguei a perder as contas. Mas ainda perdi três bebês e eles também seriam Walters”, afirma a mãe, reunida com os filhos na casa de um deles, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. “É merecido, o pai mereceu. Ele era um homem muito bom.”

O Walter pai, que inspirou a todos, morreu em 2003, aos 81 anos, mas deixou, além dos filhos, netos com o seu nome. Dos 33 netos do casal, quatro também são Walter. “Tive dois filhos e absorvi a loucura de papai. Meu primeiro filho nasceu no dia de Santo Antônio. Até pensei em colocar esse nome nele, mas entre homenagear Santo Antônio e Santo Walter, eu preferi homenagear o Santo Walter”, conta, aos risos, Walter Licínio, que é pai de Walter Licínio Filho e Walter Yanko.

Problemas para as mulheres

Apesar de a família se orgulhar da homenagem ao pai, o nome deu problemas às nove mulheres. Walterlúcia, a filha mais velha, conta que as colegas nunca a chamavam pelo nome, e sim por ‘Waltinha’. “Era péssimo e gerava briga. Eu corria e batia nelas, o negócio era feio”, relata.

Parte da família se reuniu para falar da homenagem ao pai (Foto: Krystine Carneiro/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário