sábado, 25 de maio de 2013

A Caricatura é a "mãe" do expressionismo

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 12 de setembro de 2012

Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas

Caricatura de Charles Darwin, 1871

A caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares de cada indivíduo. Historicamente, a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).


A caricatura é a "mãe" do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.
A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Costuma-se também utilizá-la nas sátiras políticas; às vezes, esse termo pode ainda ser usado como sinônimo de grotesco (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais) ou burlesco.

Artistas como Tiepolo, Puwis de Chavannes e até Picasso, têm trabalhos de caricatura. Monet, por exemplo, era caricaturista no início de sua carreira. É comum ainda o uso de elementos caricaturais nas artes gráficas.
No Brasil, destacam-se Millôr Fernandes, Lan, Chico Caruso, Cássio Loredano, Angelo Agostini, Cláudio Paiva, Angeli, Glauco Villas-Boas, Laerte, Ziraldo, Jaguar e Henfil, entre outros. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário