quarta-feira, 29 de maio de 2013

Cirurgia plástica faz com que candidatas à Miss Coreia pareçam clones

Ainda não sabemos quem será a Miss Coreia, mas, graças à cirurgia plástica, já temos certeza de como será o rosto dela

Fonte da imagem: Neogaf





Uma postagem recente no Reddit chamou a atenção para uma curiosidade que, de certa forma, pode ser também um problema na sociedade coreana: todas as concorrentes do concurso de Miss Coreia do Sul são muito parecidas umas com as outras e, segundo a postagem, a culpa seria da cirurgia plástica, cada vez mais comum no país.

Cirurgia plástica tem deixado coreanas parecidas entre si
Fonte da imagem: Reprodução/Neogaf


Nos comentários, um participante do fórum defende a acusação de um pretenso racismo por parte do autor da postagem. Segundo o usuário “HotBrownie”, que vive na Coreia do Sul, a padronização de rostos causada pelo excesso de cirurgia plástica tem sido até mesmo tema de blogs. O tumblelog KPSurgery, por exemplo, lista diversas imagens que reforçam a ideia de que há uma imagem preferida sendo “comprada” pelos pacientes daquela região.

Exemplo de resultado da famosa cirurgia plástica coreana
Fonte da imagem: Reprodução/KPSurgery
Segundo o mesmo blog, em 2012 uma de cada cinco mulheres de Seul teria passado por uma cirurgia plástica. Entre os procedimentos mais procurados estão a cirurgia de pálpebra dupla, que deixa os olhos dos coreanos mais “ocidentalizados”, e também o reajuste de mandíbula, para esculpir o rosto em um formato mais ovalado ou de “V”.

O custo mínimo desses procedimentos varia de 1 a 4,5 mil dólares (R$ 9,1 mil), podendo custar muito mais conforme a clínica ou o profissional contratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário