quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sony alfineta Globo e ‘Avenida Brasil’ em anúncio sobre série ‘Revenge’


Quando a série americana Revenge estreou na TV Globo, mês passado, a Veja-SP publicou um post sobre as semelhanças entre o programa de TV americano e a novela Avenida Brasil. De fato, elas não são poucas

O canal por assinatura Sony, que exibe Revenge, um dos seriados de maior sucesso nos Estados Unidos, também notou a suposta coincidência e fez uma campanha alfinetando a Globo.


Na época da exibição do folhetim de João Emanuel Carneiro, muitos acusaram a novela de plagiar a série. A premissa das duas tramas é mesmo parecida: em Avenida Brasil, Nina (interpretada por Débora Falabella) quer se vingar de Carminha (Adriana Esteves), que trapaceou seu pai. Em Revenge, Amanda Clarke (Emily VanCamp) planeja uma revanche contra Victoria (Madeleine Stowe), que traiu… sim, seu pai. Irmãs gêmeas?

E então? Avenida Brasil é plágio de Revenge?

Talvez sim, talvez não. Tramas de vingança são muitas, e a narrativa da série toma rumos inesperados após a primeira temporada. 

Contudo, para tirar nossas dúvidas, vamos ver o que têm a dizer Anna Oliveira e Julienne Moretti, também da Veja-SP, para fazer o tira-teima. Acompanhe, em cinco passos, mais semelhanças (e diferenças) entre a novela e a série: 

1. As duas personagens principais se infiltram na casa inimiga por vingança. No caso de Avenida Brasil, Nina se passa de empregada doméstica para entrar na mansão do Divino. Em Revenge, Emily compra uma casa ao lado da família que quer se vingar, mas não chega a morar junto com ela. Ela passa a namorar o filho da inimiga, Victoria. 

2. As protagonistas usam nomes falsos como disfarce. Em Revenge, Emily VanCamp é Amanda Clarke, mas, depois que sai da cadeia, troca de identidade e se passa por Emily Thorne. Na novela, Rita vira Nina.

3. As duas mocinhas tiveram o pai assassinado. No caso de Rita, ele foi vítima de uma armação de Carminha e Max e, desnorteado, acabou atropelado por Tufão. Em Revenge, o pai de Amanda foi preso injustamente por terrorismo, acusado por vizinhos em quem confiava. Acabou morrendo na cadeia. 

4. Elas enfrentam traumas na infância. Depois da morte do pai, Rita vai morar no lixão. Já Amanda acaba confinada em um reformatório. 

5. As heroínas têm outra característica em comum: são apaixonadas pelo filho da mulher que odeiam. Nina cai de amores por Jorginho (personagem de Cauã Reymond). Já Amanda esbarra em Daniel no primeiro episódio e fica noiva dele ainda na primeira temporada. 

Tire suas conclusões: as semelhanças entre Avenida Brasil e Revenge são mera coincidência? Fonte: Veja-SP

Um comentário: