sábado, 25 de maio de 2013

É verdade que a água na Terra está se esgotando?

É verdade que num futuro próximo teremos uma guerra pela água?

Em vista desta histeria coletiva que se alastra pela mídia mundial contaminando a todos os menos avisados, nós resolvemos consultar quem, de verdade, entende do assunto. Num artigo fantástico, Pedro Jacobi tenta elucidar uma série de pontos cuja divulgação está causando esta enorme celeuma.

O Alarmismo

O relatório anual das Nações Unidas faz terríveis projeções para o futuro da humanidade. A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para necessidades básicas. Segundo dados estatísticos, existem hoje 1,1 bilhão de pessoas praticamente sem acesso à água doce. Estas mesmas estatísticas projetam o caos em 40 anos, quando a população atingir a cifra de 10 bilhões de indivíduos.

A partir destes dados projeta-se que a próxima guerra mundial será pela água e não pelo petróleo.


Qual o volume de água potável disponível?
  • Os dados que são utilizados pela mídia mundial são: de toda a água disponível na terra, 97,6% está concentrada nos oceanos. A água fresca corresponde aos 2,4% restantes. Você acha 2,4% pouco? Então veja isso: destes 2,4% somente 0,31% não estão concentrados nos polos na forma de gelo. Resumindo: de toda a água na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca pronta para consumo.
Assustado? A realidade não é tão terrível quanto estes números parecem apontar. Em sua grande maioria, estes números estão sendo manipulados por alguns, de forma a criar uma verdadeira histeria coletiva em relação a água.

O que está sendo feito em relação a isso?

Em decorrência das notícias alarmistas, vários países já começam a se preparar para a venda de grandes volumes de água, pensando em lucrar em cima da necessidade dos outros. No Canadá, por exemplo, a preocupação já é com a legislação que não permite a venda de grandes volumes como é feito com o petróleo.

A população se prepara para tempos ruins, onde o consumo de água deverá ser significativamente reduzido. Existe uma tendência mundial de culpar e perseguir aqueles que, mesmo pagando, consomem mais.

As reservas mundiais de água

Em primeiro lugar, é importante falar que nós, Brasileiros, no que diz respeito a água, estamos muito bem, obrigado. Brasil, Rússia, China e Canadá são os países que basicamente "controlam" as reservas de água potável no mundo.

É importante dizer que,  apesar de termos a impressão de que a água está desaparecendo, a quantidade de água na Terra é praticamente invariável há centenas de milhões de anos. Ou seja a quantidade de água permanece a mesma, o que muda é a sua distribuição e seu estado.

Conclusão

A água da terra não está acabando. Na realidade a água da superfície terrestre pode estar aumentando pela adição de água vulcânica. Mas o valor da água deverá aumentar consideravelmente pois existem países carentes que terão que utilizar tecnologias caras ou importar água de países ricos. O Brasil não deverá ter problema de falta de água se os governantes investirem adequadamente no gerenciamento, armazenagem, tratamento e distribuição das águas. Evitar a poluição das águas deve ser considerada a prioridade número um dos Governantes. [Geólogo]

Um comentário:

  1. E UMA LASTIMA VER O NOSSO PLANETA SENDO DEVASTADO,
    E PODENDO SER RESOLVIDO COM UM SIMPLES GESTO.

    ResponderExcluir