O Brasil comprou 34 tanques usados Gepard 1A2 do Exército alemão para garantir a segurança nos grandes eventos que o país receberá até 2016, informou à AFP o ministério da Defesa
"O contrato de aquisição será firmado durante os próximos dias, com base em valores que ainda são negociados", destacou o ministério em um comunicado.
Os tanques Gepard 1A2, de 47,5 toneladas, foram modernizados em 2010 com novos sistemas de radar e informática que permitirão sua operação até 2030, disse o general Marcio Roland Heise. O Gepard é armado com dois canhões de 35 milímetros e é usado para a defesa de ataques aéreos. No âmbito da reestruturação das Forças Armadas da Alemanha, o modelo está aos poucos sendo posto de lado. A intenção é substituir os canhões por um sistema de defesa antimísseis.
O Gepard armado com dois canhões capazes de disparar 1.100 tiros por minuto |
Oito tanques serão entregues até junho e ficarão em Brasília para a abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, quando o Brasil enfrentará o Japão no Estádio Nacional.
Os blindados também serão empregados na segurança das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco.
"Pretendo estar com toda a tropa preparada e treinada para atuar com o novo sistema na abertura da Copa das Confederações, em junho, e na visita do Papa, em julho, para garantir a segurança de todos", disse o general Heise. Os demais tanques serão entregues em 2015.
O Brasil organiza a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário