sexta-feira, 31 de maio de 2013

Abusar de analgésicos provoca mais dores de cabeça

Sessão Vale Reprise
Matéria originalmente publicada em 28 de setembro de 2012

Especialistas dizem que o abuso de drogas potencializa as dores de cabeça

Paracetamol, ibuprofeno ou aspirina, tomados 15 ou mais vezes por mês, pode tornar a dor crônica. Enxaquecas e dores de cabeça devem ser diagnosticadas e tratadas por neurologista

Artigo publicado pelo jornal espanhol El Mundo diz que se você é daqueles que, a dois por três, toma paracetamol, aspirina ou ibuprofeno para dor de cabeça ou enxaqueca e, apesar disso, continua com dor de cabeça permanente, deve saber que a origem do seu problema é a própria tentativa de resolvê-lo, isto é, a própria medicação. Especialistas alertam que o abuso de medicamentos para resolver esse problema é uma luta inadequada e contraproducente e acaba sendo, como se diz popularmente, a cura pior que a doença.

Não é piada. Estima-se que uma em cada 50 pessoas tem dor de cabeça provocada por ingestão excessiva de analgésicos. Esta semana, o British National Institute of Health, mais conhecido por seu acrônimo NICE, faz uma advertência sobre os riscos do abuso de analgésicos para o tratamento de dores de cabeça ou enxaquecas e publica informativos para os médicos e o público em geral. A utilização de medicamentos muitas vezes durante um mês, acaba piorando a dor de cabeça.

O segundo grupo, composto por medicamentos mais fortes, como os triptanos, opióides ou analgésicos combinados, não devem ser usados mais de 10 vezes em um mês, caso contrário, é provável que gerem uma dor de cabeça crônica em pessoas que já têm esse problema ou que têm enxaqueca.

Tratamento

Cada tipo de dor de cabeça requer um tratamento específico e um controle diferente. ”A dor de cabeça tensional ou por estresse, que a maioria das pessoas tem esporadicamente, deve ser tratada com analgésicos comuns, no entanto, as cefaléias mais graves, com dor mais intensa focada em um lado da face (área frontotemporal) com duração de uma a três horas, com lacrimejamento e vermelhidão dos olhos, requer o tratamento adequado com medicamentos chamados triptanos ou oxigênio inalado", explica Patricia Pozo, secretária do Grupo de Estudio de Cefaleas de la Sociedad Española de Neurología. Matéria completa: El Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário