sábado, 18 de maio de 2013

Porque as mulheres ganham peso conforme envelhecem?

Pesquisa revelou que a culpa é de uma enzima envolvida na produção de gordura do organismo

Crédito: Thinkstock 

O ganho de peso nas mulheres com o passar dos anos é um fato evidente, principalmente entre aquelas que entraram na menopausa — período que acontece por volta dos 50 anos de idade. Mas, isso não ocorre somente por falta de exercícios ou por uma má alimentação, e sim por causa da ação de uma enzima envolvida na produção de gordura. 

Essa descoberta foi feita através de uma pesquisa divulgada no Daily Mail e realizada pela Universidade de Ohio, que revelou que essa enzima, conhecida como Aldh1a1, age na produção de gordura, porém esta é bloqueada pelo estrogênio. Quando a menopausa acontece, o nível de estrogênio cai drasticamente e a enzima passa a agir livremente no organismo, provocando o aumento de peso. 

A enzima Aldh1a1 é conhecida por causar um efeito no corpo que leva a propensão a armazenar um tipo perigoso de gordura ao redor dos órgãos internos, conhecida como gordura visceral. Além de pesar na balança, esse tecido gorduroso está fortemente ligado à diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. 

Soluções futuras de tratamento 

Com essa descoberta, os pesquisadores podem ser capazes de desenvolver um tratamento de obesidade especificamente para as mulheres que ganham peso na fase da menopausa, conforme informou ao Daily Mail a pesquisadora Ouliana Ziouzenkova, professora assistente de nutrição humana na Universidade Estadual de Ohio. 

Para chegar a essa conclusão, os especialistas realizaram alguns testes. Em um deles, os cientistas removeram cirurgicamente os ovários de camundongos para testar se o estrogênio pode estar relacionado com a produção de gordura visceral em mulheres. Assim que os animais entraram na menopausa e não estavam mais produzindo esse hormônio, começaram a produzir o ácido retinóico, o que levou a formação de gordura visceral. 

"O estrogênio foi suficiente para proteger as cobaias fêmeas da obesidade induzida por dieta. Isso significa que o estrogênio bloqueia a ativação do hormônio indutor de obesidade”, disse a Dra. Ziouzenkova. [Todaela] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário