sexta-feira, 2 de maio de 2014

Nutricosméticos: afinal, qual é a deles?

A repórter Renata Kalil conversou com a top dermatologista Denise Steiner para tirar todas as dúvidas sobre o assunto
Desvendamos os nutricosméticos pra você (Foto: Thomas Kremer )

Num encontrinho armado pela Imedeen – marca de nutricosméticos – para a imprensa, aqui em São Paulo, encontramos a top dermatologista Denise Steiner. Claro, aproveitamos o evento para tirar to-das as nossas dúvidas sobre essas cápsulas de beauté que têm se popularizado cada vez mais no Brasil – sempre com grandes promessas (e resultados) e foco em benefícios mais específicos!

O raio-x dos nutricosméticos

Para os dermatologistas, os nutricosméticos são encarados como uma espécie de alimento. “Eles são formados por um conjunto de vitaminas e componentes que agem no organismo cumprindo funções específicas”, explica Denise Steiner. E pensando assim, segundo a médica, podemos aplicar algumas lógicas parecidas às que aplicamos aos alimentos pra falar dos nutricosméticos. Eles não apresentam efeitos colaterais nem têm efeito rebote. “É como comer tomate todos os dias e de repente parar. O seu organismo não irá receber (e se beneficiar de) as vitaminas e nutrientes específicos da fruta, mas nada de mal acontece”, exemplifica a doutora.

A chave pra usá-los

Se consultar com um médico antes de começar um tratamento com um nutricosmético é a melhor maneira de usar o produto. “Procure um dermatologista – que é a especialidade que acaba esbarrando na maioria das funções e benefícios prometidos pelos nutricosméticos”, aconselha Denise. “Um médico vai poder identificar se você realmente tem a necessidade que acha que tem e ainda pode ajudar o paciente a criar um ritual de beleza e até uma alimentação mais equilibrados.” O boom dessa nova categoria de produtos aliás, aproximou muito essas duas especialidades da medicina (dermatologia e nutrição. “Hoje cada uma sabe um pouquinho mais da outra”, afirma a doutora.

Nutricosméticos X tratamentos externos

É importante analisar caso a caso, antes de definir se é melhor um tratamento de uso tópico ou externo. Mas no geral, é possível dizer que os nutricosméticos têm um desempenho extremamente eficaz para tratar de problemas capilares. “Quando aplicamos um produto no comprimento do cabelo, seu efeito se dá e fica concentrado apenas nos fios que tiveram contato com tal produto”, ensina Denise. “Apenas quando temos um cosmético que age de dentro pra fora, é possível ver uma mudança e um benefício mais ‘real’. É quando podemos dizer que tal deficiência ou característica está tratada.” [Glamour]

Nenhum comentário:

Postar um comentário