segunda-feira, 5 de maio de 2014

Assar a carne com cerveja reduz o risco de câncer

Se precisávamos uma desculpa a mais para beber cerveja, agora já temos

Um estudo de uma equipe de pesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal, descobriu que marinar a carne do churrasco com cerveja reduz o risco de câncer.

Fazer o churrasco de domingo é tanto um prazer quanto uma tradição, mas este processo, devido à alta temperatura de assamento, provoca a criação de moléculas chamadas hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) que se encontram em substâncias como o petróleo, o carvão ou o alcatrão, que causam dano ao DNA e aumentam o risco de desenvolver alguns tipos de cânceres.

Para evitar este grande problema ao assar a carne, agora temos uma solução estupenda que fará as delícias dos amantes da cerveja. A equipe de pesquisadores descobriu que se realizarmos o processo de temperar a carne com cerveja, o processo de formação destas moléculas cancerígenas é reduzido. Isto acontece porque a cerveja é rica em radicais livres que bloqueiam a criação dos HAPs.

Durante o experimento, os cientistas marinaram lombos de porco com três cervejas diferentes: cerveja sem álcool, cerveja com álcool de baixa fermentação (pilsen - a maioria das cervejas brasileiras) e cerveja preta (bock). Depois de comparar os resultados de assar estas peças de carne com outra peça de lombo que não passou pela marinada, descobriram que a cerveja preta reduziu as moléculas cancerígenas um 53%, a cerveja sem álcool em 25% e a pilsen uns 13%.
Via | Telegraph[ndig]

Nenhum comentário:

Postar um comentário