A ameaça da Terra ser atingida por um asteroide é cada vez mais aceita como o único grande desastre natural enfrentado pela humanidade. As consequências para as populações humanas e infraestrutura do mundo são enormes
Um exemplo é a devastação causada por um asteroide que caiu na região de Tcheliabinsk, nos Montes Urais, na Rússia em 15 de fevereiro, deixando quase 1000 feridos.
Também, cientistas acreditam que um asteroide foi o responsável pela extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos: uma rocha de até 16 quilômetros de diâmetro atingiu a Terra a 40.000 quilômetros por hora com uma força de 100 megatons.
A Terra já evitou um evento como esse uma vez, em parte por causa do campo gravitacional de Júpiter, que limita a nossa exposição a rochas espaciais.
A nova lista dos especialistas afirma que os países mais em risco são: China, Indonésia, Índia, Japão, EUA, Filipinas, Itália, Grã-Bretanha, Brasil e Nigéria.
Os EUA, China, Indonésia, Índia e Japão estão mais em perigo quanto a vidas. Canadá, EUA, China e Japão são os em mais risco em termos de danos potenciais à infraestrutura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário