Nós vivemos em um mundo capitalista, onde milhares de empresas concorrem umas com as outras em um briga que nunca tem fim
O seguinte post refere-se à liberdade simulada que nos sugerem as grandes corporações, um cenário repleto de logotipos, paletas de cores, slogans, e construções coletivas em torno das marcas.
Existem no mundo algumas poucas empresas que praticamente dominam totalmente o mercado mundial. Tanto que as vezes elas chegam a ser donas de duas ou mais marcas concorrentes, faturando com qualquer coisa que você comprar.
Por exemplo: As cervejas Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Caracu, Corona, Franziskaner, Hoegaarden, Kronenbier, Liber, Miller, Original, Pilsen, Polar, Quilmes, Skol, Stella Artois são todas da mesma empresa, a Ambev.
E se analisarmos objetivamente, não estamos gozando da liberdade de escolha porque nem sequer existe uma diversidade real entre os produtos, pois mesmo aquelas pequenas marcas que pretendiam oferecer "algo diferente", são propriedades dos grandes conglomerados comerciais.
Periodicamente estarei postando aqui o retrato de uma das gigantes que dominam o mercado mundial. Veremos hoje:
Se você estiver em sua casa e abrir a geladeira ou um armário, duvido que você não encontre pelo menos meia dúzia de produtos Nestlé.
De comida a shampoo, passando por perfumaria e ração para animais, essa é a gigantesca Nestlé, uma empresa suíça com lucro anual de quase 10 bilhões de dólares. Ela é tão gigantesca que possui sob suas asas mais de 8 mil marcas! É quase impossível viver na Terra e não ter contato com os produtos da empresa.
Confira um pequena porcentagem de produtos que ela faz:
Nenhum comentário:
Postar um comentário