quarta-feira, 8 de maio de 2013

Começam os testes com droga que encolhe tumores

Após testar em ratos com grande sucesso, os pesquisadores estão prontos para fazer teste em seres humanos

Em março de 2012, um grupo de pesquisadores de diversos países revelou que uma proteína específica é capaz de “enganar” o sistema imunológico e permitir o crescimento de tumores – e, depois, testou com sucesso uma droga que pode inibir essa proteína, levando à redução (ou mesmo destruição) de diversos tipos de tumores em animais. Agora, a equipe está pronta para fazer testes em humanos.

A proteína (CD47), normalmente localizada na superfície de células sanguíneas, impede que o sistema imunológico ataque a célula. Os pesquisadores perceberam que células cancerígenas possuem níveis elevados de CD47 e, assim, “enganam” o sistema imunológico – e isso, a princípio, vale para qualquer tipo de câncer.

O que nós mostramos é que a CD47 não é importante apenas em leucemia e linfoma”, explica o pesquisador Irving Weissman, que liderou o grupo. “Está em cada tumor humano primário que testamos”.

Depois de publicar o artigo, a equipe testou em ratos uma droga que inibe a CD47. Resultado: os sete tipos de tumores combatidos (mama, ovário, cólon, bexiga, cérebro, fígado e próstata) regrediram parcialmente ou completamente, e o câncer não se espalhou para outros órgãos.

Isso mostra de modo conclusivo que essa proteína é um legítimo e promissor alvo para terapia contra câncer em humanos”, disse Weissman. Com apoio financeiro do Instituto de Medicina Regenerativa da Califórnia (EUA), o grupo se prepara para iniciar testes clínicos em humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário