terça-feira, 3 de junho de 2014

Você tem o direito de "ser esquecido" pelo Google

Google disponibiliza formulário para que usuários peçam para "serem esquecidos"

Apesar de não estar nada feliz com isso, o Google não teve outra opção a não ser acatar a ordem da Suprema Corte Europeia que dá aos cidadãos o “direito a serem esquecidos”. Em cumprimento à decisão judicial, a empresa disponibilizou um formulário online onde os usuários podem enviar pedidos de remoção de conteúdo dos resultados de buscas em caso de notícias falsas ou vexatórias, por exemplo.

Nem tudo, claro, será retirado do ar. O Google explica que analisará cada um dos casos submetidos na tentativa de encontrar equilíbrio entre o direito das pessoas por privacidade e a liberdade de expressão e informação. Sendo assim, a empresa pede que os interessados enviem as informações da maneira mais completa possível, já que pedidos irrelevantes, inadequados ou excessivos poderão ser descartados.

Além disso, é preciso fornecer um documento de identidade com foto como comprovação de que você realmente é a pessoa que diz ser. Caso o pedido seja aprovado, os resultados das buscas serão removidos, mas o Google não confirmou exatamente quanto tempo todo o processo vai levar para ser concluído.

Mesmo se vendo obrigado a acatar as ordens, o diretor do Google, Eric Schmidt, não se mostrou muito feliz com a decisão da justiça do Velho Continente. Em entrevista ao site Re/Code, Schmidt disse que a medida causa um conflito entre o “direito de ser esquecido” de alguns cidadãos e o direito de outros a serem bem informados e terem acesso a esse tipo de dados na internet. É justamente por isso que a empresa decidiu verificar os pedidos de remoção um a um, de forma a tentar encontrar um meio termo razoável entre os dois aspectos. [Canaltech]

O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário