segunda-feira, 9 de junho de 2014

Comer vegetais pode te deixar doente

Você é da turma que sempre odiou salada e todos os verdinhos que sua mãe fazia questão de colocar no seu prato?


Então, mesmo sem saber, você não estava tão errado assim: vegetais de folhas verdes são os alimentos que mais transmitem doenças.

Pelo menos nos Estados Unidos. Por lá, o pessoal do Centro de Controle e Prevenção de Doenças avaliou dados de intoxicação alimentar registrados entre os anos de 1998 e 2008. Durante esse período, surgiram 9,6 milhões de casos de doenças causados por alimentos. E a maior parte delas (51%) vinha das plantas (como raízes, folhas, grãos, óleos, frutas secas) – só os vegetais de folha verde recebiam 23% da culpa. 

As carnes até chegaram perto. Juntas, todos os tipos de carne são responsáveis por 22% das doenças. O resto da culpa ficou distribuído entre os derivados do leite, como queijo e leite, peixes e frutos do mar.

Não é difícil entender o motivo. Consumidos ainda crus, as folhas podem conter muito mais bichinhos do que os alimentos cozidos. Segundo a pesquisa, o maior causador de doenças foi o norovírus.

Comemorou? Então não se precipite. Os vegetais podem até causar mais doenças, mas as doenças vindas de carnes são bem mais letais: quase 30% dos casos de morte por intoxicação alimentar eram causadas por elas. Os vegetais só foram culpados por 16,5% das mortes.

Por via das dúvidas, melhor lavar bem os vegetais e não comer carne mal passada. [super]

Nenhum comentário:

Postar um comentário