sábado, 21 de junho de 2014

Um drone assustador para conter multidões

Skunk é um drone assustador que atira spray de pimenta e bolas de plástico para conter multidões


Às vezes, drones podem ser divertidos ou até salvar vidas. Às vezes, quando viram artefatos de segurança, eles podem se tornar mais temerosos. É o caso do Skunk, criado pela empresa sul-africana Desert Wolf para controlar protestos e manifestações.

O site defenceWeb explica como funciona:
Luzes estroboscópicas brilhantes e alto-falantes embutidos permitem aos operadores se comunicar com a multidão e emitir avisos. Se as coisas ficarem fora de controle, o Skunk pode usar suas quatro armas de paintball para dispersar ou marcar as pessoas no meio da multidão.
O drone pode levar até 4.000 projéteis e disparar 80 deles em um único segundo. Ele pode transportar projéteis de tinta, balas com spray de pimenta ou até mesmo bolas de plástico sólido – todos não-letais. O Skunk consegue transportar até 40 kg, mas contando aí os 15 kg da arma de paintball. 

Ele ainda possui uma câmera térmica FLIR para operações de visão noturna, mais duas câmeras de alta definição para o dia. E, curiosamente, há uma câmera e microfone gravando a pessoa que controla o drone: a Desert Wolf diz que, com isso, o usuário tende a ser menos agressivo.

Ainda assim, o Skunk assusta um pouco. Ele foi adquirido por empresas de mineração para controlar violência em greves, enquanto a África do Sul passa por sua greve de mineradores mais longa da história. O país é conhecido por repressão violenta dessas paralisações, como o massacre de Marikana em 2012; e na greve atual, pelo menos quatro mineiros foram mortos.

Já vimos um conceito funcional de drone que pode identificar você como intruso e atirar dardos farpados de taser, aplicando um choque de 80.000 volts. O Skunk não faz isso mas já é um produto real, e será entregue a partir deste mês pelo equivalente a R$ 100.000 cada (incluindo a base de controle). Resta ver como esses drones serão usados para manter a segurança – ou apenas para repressão. [defenceWeb via Engadget[Gizmodo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário