sábado, 14 de junho de 2014

A polícia islandesa só matou um único homem em toda a sua história

Em muitos países, a polícia é constantemente obrigada a atirar diversas vezes em um único suspeito

Mas muitos outros países se vangloriam por forças policiais que utilizam armas de fogo apenas como último recurso. O mais notável desses casos vem da Islândia, quando em 2 de dezembro de 2013, a polícia atirou e matou um homem pela primeira vez na história do país.

A Islândia é uma ilha isolada com uma população de aproximadamente 320 mil pessoas - um dos países europeus menos povoados. De acordo com o Índice de Paz Global, que analisa uma série de fatores diferentes, incluindo incidentes terroristas, crimes violentos e gastos militares, a Europa é o continente mais seguro e a Islândia é o país mais pacífico do mundo, apesar de ter uma alta taxa de posse de armas.

A Islândia está em contraste gritante com grande parte do resto do mundo. Na Alemanha, em 2011, a polícia disparou um total de 85 balas. Destas, 49 foram de advertência, e apenas 6 pessoas foram mortas. Em 2012, a polícia de Nova York matou 16 pessoas. E em 2013, na Islândia, os policiais foram forçados a matar um homem armado na capital Reykjavík. Foi a primeira vez na história da Islândia que a polícia matou uma pessoa.

A polícia brasileira é uma das mais violentas do mundo e mata, em média, cinco pessoas por dia. Em cinco anos, PM de São Paulo matou mais que todas as polícias dos EUA juntas.
Com uma população quase oito vezes menor que a dos Estados Unidos, o Estado de São Paulo registrou 6,3% mais mortes cometidas por policiais militares do que todo os EUA em cinco anos, levando em conta todas as forças policiais daquele país. Dados divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública), e analisados pela Ouvidoria da Polícia, revelam que 2.045 pessoas foram mortas no Estado de São Paulo pela Polícia Militar em confronto - casos que foram registrados como resistência seguida de morte - entre 2005 e 2009. 
Já o último relatório divulgado pelo FBI (polícia federal americana) aponta que todas as forças policiais dos EUA mataram em confronto 1.915 pessoas em todo o país no mesmo período. As mortes são classificadas como justifiable homicide (homicídio justificável) e definidas pelo "assassinato de um criminoso por um policial no cumprimento do dever".

Nas primeiras horas da manhã do dia 02 de dezembro de 2013, os vizinhos aterrorizados chamaram a polícia até a casa de um homem de 59 anos, que estava atirando em carros a partir da janela de seu apartamento. Dois policiais tentaram entrar no apartamento, mas foram baleados pelo sujeito. Quando uma bomba de gás lacrimogêneo lançada através de uma janela não conseguiu subjugar o homem, uma unidade de forças especiais foi chamada. Eles dispararam contra o atirador, ferindo-o. Ele foi levado às pressas para o hospital, onde morreu pouco tempo depois. [LA Times, NY Times, Vision of Humanity][Scienceblux]

Nenhum comentário:

Postar um comentário