terça-feira, 24 de junho de 2014

Cuidado com os alimentos que contêm glutamato monossódico

Não é de hoje que o glutamato monossódico é considerado um vilão por especialistas de saúde

Afinal, o que é glutamato monossódico?

É um sódio derivado do ácido glutamático, usado como realçador de sabor em alimentos industrializados, como bolachas e salgadinhos. Ele também pode ser usado como um tipo de tempero.

É feito de proteína vegetal hidrolisada ou da fermentação da glicose. O problema é que, embora ele tenha sido liberado por órgãos como o FDA (Food and Drug Administration, que supervisiona a produção e o comércio de alimentos e drogas nos EUA), há estudos que o associam à obesidade.

O glutamato monossódico tem como função principal incrementar o gosto do alimento, deixá-lo mais saboroso – o que seria ótimo se ele não estivesse associado a problemas como dificuldades de aprendizado, Alzheimer, Parkinson e câncer. Você encontra o glutamato em alimentos ultraprocessados, no famoso ajinomoto, em temperos industrializados, ketchups, mostardas e até no molho shoyu.

"Nossas descobertas sugerem que quem tem um alto consumo dessa substância apresenta risco elevado de desenvolver sobrepeso ou obesidade", explica o professor Ka He, da Universidade da Carolina do Norte, EUA. Há ainda evidências de que o glutamato também possa desencadear crises de enxaqueca, reações alérgicas e até mesmo câncer. Os estudos ainda não são conclusivos, mas, em todo caso, é sempre bom moderar o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário