quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Visite Carolina, uma maravilha da natureza

O município de Carolina, localizado no Estado do Maranhão, é o ponto de apoio para a visita ao Parque Nacional da Chapada das Mesas

"Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este!"

Amigos, vou começar e terminar este post citando Olavo Bilac.
Realmente, o nosso país é abençoado pela natureza. Hoje vou mostrar a vocês um lugar que poucos brasileiros conhecem.

Carolina - prosperidade no passado e natureza preservada no presente 

Uma cidade do tempo dos coronéis. Carolina, no sul maranhense, às margens do rio Tocantins, teve sua fase áurea, como a maiorias das cidades ribeirinhas do grande rio, no período em que a navegação foi muito importante para a economia da região como meio de transporte até início da década de 1960. O primeiro núcleo urbano só formou-se em 1809 e foi chamado de São Pedro de Alcântara. Mas em 1832 os habitantes, mudando-se para a margem direita do rio Tocantins, 16 km abaixo, mudaram o nome da cidade para Carolina, em homenagem à imperatriz Carolina Leopoldina, esposa de D. Pedro I. 

No século XX, Carolina viveu seu esplendor econômico. Era centro econômico-financeiro importante do sul do estado, com influência sobre grande parte do sul piauiense, Pará e norte de Goiás (atual Tocantins). Hoje é uma cidade ecoturística com pouco mais de 23 mil habitantes e grande afluxo de turistas entre junho e setembro. 

Esse pedaço do sertão maranhense - mais um daqueles segredos que nosso país guarda - esconde os cerrados mais preservados do Brasil onde se descortinam paisagens de grande beleza. 

A região impressiona com sua natureza majestosa; são incontáveis cachoeiras com grande volume de água durante todo o ano e formações rochosas que mais parecem gigantescas esculturas naturais.
As cachoeiras são a grande atração, pois não bastasse a beleza de suas formações, a limpidez de suas águas e os deliciosos poços para banhos, ainda possuem temperaturas muito agradáveis, que as tornam ainda mais convidativas.

A região ficou famosa por ser um dos trechos mais bonitos - e de difícil acesso - do Rally dos Sertões. Vejam algumas fotos do lugar:

Cachoeira de São Romão

Poço Azul
Cachoeira da Prata


Riacho no interior do Parque

Por do Sol no Cerrado
Pedra Caída

Santuário da Pedra Caída

Encanto Azul

Cachoeira do Capelão

Criança! não verás país nenhum como este:
Imita na grandeza a terra em que nasceste!

Um comentário: