quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Incêndio em Santa Maria. Continua o “jogo de empurra”

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, continuam divergindo sobre as responsabilidades 

Após a tragédia que matou 237 pessoas em incêndio na boate Kiss, no município da Região Central do estado, o prefeito reitera que a competência é exclusiva dos bombeiros, enquanto o governador diz que é a prefeitura que concede alvará.

Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

"Quem dá o alvará de funcionamento é o prefeito. Eu fui prefeito de Porto Alegre. Quem permite que o local funcione em ponto comercial é o prefeito. Ele (Cezar Schirmer) talvez nem tivesse sido informado. Agora, essa colocação de dizer que os bombeiros que abrem e fecham boate não é verdadeira. Quem permite e dá o alvará é o prefeito", argumentou Tarso Genro em entrevista à Rádio Gaúcha nesta terça-feira (5).

Na mesma rádio, porém em Santa Maria, o prefeito do município era entrevistado e questionado sobre o mesmo assunto. Olhando documentos, Cezar Schirmer leu no ar o que dizem as leis sobre os alvarás. "A legislação estadual diz (...) que compete ao Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, a qualquer tempo, planejar, estudar, analisar, aprovar, vistoriar e fiscalizar todas as atividades e instalações e equipamentos de prevenção e proteção contra incêndio e outros sinistros em todo o território do estado."

Depois, ele fez a leitura do que diz a regra municipal. "Diz que é de competência exclusiva do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do estado a expedição do alvará de prevenção e proteção contra incêndio, com fim específico de licenciar o estabelecimento," acrescentou.

O número de mortos aumenta

Também na terça, o número de mortos na tragédia chegou a 238. Um jovem de 20 anos, que estava hospitalizado na Santa Casa de Porto Alegre, morreu na terça-feira (5) e foi velado durante a madrugada, em Santa Maria. A família pediu que o nome dele não fosse divulgado. Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde, 81 pessoas seguem internadas. Ainda há 23 pessoas em estado grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário