quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sealand, o menor país do mundo

O Principado de Sealand é uma entidade não reconhecida pela ONU, localizada no Mar do Norte a 10 km da costa de Suffolk, no sudoeste da Inglaterra

O território resume-se a uma grande base naval construída pelo Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. O acesso à ilha apenas é possível por helicóptero ou barco. Outrora chamada de Rough Towers, a base foi uma defesa marítima contra ataques alemães, consistindo em duas grandes torres com capacidade para 200 soldados. Foi desativada assim que a guerra acabou.

Brasão
Desde 1967, a instalação tem sido ocupada pelo então Major britânico Paddy Roy Bates; seus colegas e familiares afirmam que ela é um Estado soberano independente. Comentadores externos classificam Sealand como uma micronação ao invés de um estado não reconhecido. 

Embora tenha sido descrita como menor nação do mundo, Sealand atualmente não é reconhecida oficialmente como um estado soberano por nenhuma outra nação soberana. Apesar de Roy Bates afirmar que ela é reconhecida de fato pela Alemanha, por ter recebido um diplomata alemão na micronação, e pelo Reino Unido, após uma corte inglesa decidir que não possui jurisdição sobre Sealand, nenhuma das ações constituem 'de jure' o reconhecimento (Wikipédia).

Bandeira de Sealand
Embora não seja uma entidade reconhecida pela ONU, Sealand possui uma bandeira, hino e até moeda própria. O que falta para Sealand ser considerada um país é uma população fixa. Em 1999, Sealand foi para o filho de Roy, Michael Bates, e é o seu atual rei. Atualmente esse reino emite os seus próprios passaportes e selos de correio, títulos de nobreza, tem moeda própria (Dólar de Sealand) e, inclusive, uma seleção nacional de futebol, entre outras características de um estado independente.


Moeda de Sealand
Sealand arrecada dinheiro vendendo souvenirs com seu nome e imagem, como canetas, canecas, chaveiros, camisas e etc. O link do site de Sealand e sua loja virtual é:

O governo britânico já ponderou retomar Sealand mais de uma vez, no entanto ele não é "invadido" pelo Reino Unido por ser considerado propriedade privada de uma família britânica e por possíveis danos à imagem pública do estado britânico. Ah! O principado tem 20 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário