segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Sonda Curiosity faz sua primeira grande descoberta em Marte

Há evidências que há (ou houve) água no planeta Marte


Durante análises feitas por meio da nave Curiosity, cientistas da NASA confirmaram uma antiga suspeita: houve, sim, água em Marte em algum momento da história. E não estamos falando de lagoas rasas, mas de fortes correntes, possivelmente à altura da cintura de um adulto.

As evidências foram encontradas no solo da Cratera Gale. Investigando a área, a sonda encontrou pedras e cascalhos que só poderiam ter sido desgastados por intensas correntes de água. Detalhes como formato e orientação sugerem que esse material foi transportado por uma longa distância, a partir da borda da cratera, onde a água atravessava o canal Peace Vallis. Como há outras “entradas” desse tipo, os pesquisadores acreditam que essas correntes de água eram contínuas ou, ao menos, que ocorriam com certa periodicidade.

“Pelo tamanho das pedras que carregava, podemos interpretar que a água se movia a 0,9 metros por segundo, com uma profundidade entre o tornozelo e a cintura [de um adulto]“, apontou o cientista William Dietrich, em pronunciamento oficial da NASA. “Muitos artigos foram escritos sobre os canais de Marte e com muitas hipóteses sobre correntes. Esta é a primeira vez em que estamos realmente vendo material transportado por água em Marte”. 

O próximo passo da equipe é usar o “laboratório portátil” da Curiosity para analisar as composições das pedras encontradas e, assim, descobrir mais a respeito daquele ambiente que, há muito tempo, esteve repleto de água. [GSouzaHypescience] [io9

Nenhum comentário:

Postar um comentário