domingo, 17 de fevereiro de 2013

O que de fato é a ressaca? Conheça o comportamento de seu corpo

A ressaca é uma reação normal do seu corpo quando existe grande ingestão de bebida alcoólica

Se abusou da bebida, aprenda a se livrar dos incômodos do excesso


As pessoas possuem tolerância de modo diferente ao álcool. Geralmente as mulheres não conseguem beber muito, já os homens possuem uma resistência maior. O resultado de uma grande bebedeira são os sintomas que incomodam muito no dia seguinte: dor de cabeça, diarréia, náuseas, fadiga, ansiedade, tremor e uma sensação ruim de angústia. Estes efeitos são maximizados se você beber com o estômago vazio ou se não dormiu bem na noite anterior. 

Quando o álcool entra na corrente sanguínea ele estimula a glândula pituitária para não produzir o hormônio vasopressina. Sem a vasopressina, ocorre grande acumulação de líquidos em sua bexiga, fazendo você ir ao banheiro várias vezes na mesma noite. Segundo estimativas, uma pessoa bêbada perde 4 vezes mais líquido do que em estado sóbrio, o que provoca desidratação, estimulando a dor de cabeça. 

Por que a desidratação provoca dor de cabeça? O motivo é simples. Seus órgãos estão desesperados por água, e eles acabam “roubando” um pouco de água do cérebro, fazendo com que ele encolha levemente. A diminuição do tamanho do cérebro provoca naquele período dor, pois as membranas que ligam o cérebro ao crânio são “puxadas”. 

A sensação de esgotamento e fraqueza também pode ocorrer. Isso é devido à perda de potássio e magnésio, o que dificulta as funções normais dos nervos e músculos. A ingestão do álcool também faz seu fígado perder glicogênio através da urina. Esta substância é um tipo de polissacarídeo necessário para suprir nosso corpo com glicose. 

Como prevenir os efeitos indesejáveis? 

Não existe nenhuma fórmula mágica, mas alguns cuidados podem ser tomados: 

Comer: um estômago cheio antes de ingerir bebidas consegue absorver menos álcool. A comida possui papel fundamental para proteger as paredes do estômago. Coma no dia seguinte um almoço leve, com ovos, bananas e suco de frutas. Evite comidas ácidas, gordurosas ou difíceis de digerir, quando você já estiver de ressaca. Chocolate, café, molhos apimentados, frutas cítricas são exemplos do que você deve evitar.

Hidratar: A ressaca está associada a desidratação. Beba água em abundância, para combater este efeito e acelerar a “lavação” do organismo. Isto vai ajudar a evitar as piores dores de cabeça. Beber bastante água é fundamental. 

Tomar multivitamínicos: Estes compostos com uma grande quantidade de vitaminas conseguem melhorar o esgotamento que vem pelo excesso de urina que a pessoa libera. 

Tomar aspirina: Recomenda-se tomar uma aspirina antes de dormir e outra ao acordar, para evitar e reduzir inflamações. 

Seja responsável: Se bebeu demais mesmo, ou se perceber que um amigo bebeu, a saída para evitar os efeitos ainda mais graves de uma intoxicação por álcool é o pronto-socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário