terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Nanopolímero faz milagre nas superfícies. Um espanto

Nanopolímero torna qualquer superfície impossível de molhar

Nanopolímeros impermeabilizantes não são novidade, mas o vídeo do “Ultra Ever Dry” é espantoso, para dizer o mínimo. Em uma sequência rápida, vemos todo tipo de material ser mergulhado em água, óleo, lama, e sair dali limpinho, sem uma única gota.

O fabricante deste produto, a Ultra Tech International Inc., chama o seu produto de acabamento superhidrofóbico e olefóbico que repele completamente qualquer líquido. O produto usa nanotecnologia própria para cobrir um objeto e criar uma barreira de ar, que repele água, óleo e até mesmo concreto mole.

A temperatura em que o produto é efetivo varia de -34°C a 149°C, e ele adere em quase todos materiais: aço, outros metais, plásticos, couro, tecido, madeira, concreto, etc.

A dúvida é quanto tempo uma superfície protegida permanece protegida. Por exemplo, se você fizer uma trilha, é bom ficar com os pés secos, então por que não cobrir seus sapatos com o produto? Funciona. Mas por quanto tempo? O fabricante diz que em condições sem atrito, a proteção deve durar alguns anos. Bastante impressionante, não?

O vídeo que mostra a aplicação sugere que se use equipamento de proteção individual: óculos, luvas e outros equipamentos.


O fabricante ainda aponta que o produto é um sistema de duas partes, a cobertura básica e a cobertura de topo, e para funcionar, as duas tem que ser aplicadas. A cobertura básica custa R$ 122 o litro, e a cobertura de topo, R$ 212,50. Um galão (3,79 litros) rende cerca de 14 a 16 m².

Com tantas promessas, as pessoas começaram a imaginar usos os mais absurdos para o produto. Um internauta já perguntou para o fabricante se a aplicação no bote dele eliminaria o arrasto da água, fazendo com que seu bote se tornasse superrápido, e outro perguntou o que acontece se alguém se cobre com o produto e mergulha em uma piscina – se a pessoa será ejetada para fora da água. [io9, SpillContainment, Krulwich Wonders[Hypescience/Cesar] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário