quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Globo e NHK testam nova tecnologia de televisão ultra HD

O carnaval 2013 foi uma plataforma de testes da primeira captação de imagens no padrão UHDTV (Ultra High Definition Television) em 8K, no Brasil

Os testes foram uma co-produção da emissora japonesa Nippon Hōsō Kyōkai (NHK) com a TV Globo, no Rio de Janeiro. 


Essa tecnologia mostra imagens 16 vezes mais nítidas que o padrão atual de alta definição e tem o objetivo de dar ao telespectador uma sensação de "imersão", de estar dentro da tela. Não há previsão de quando TVs 8K estarão à venda em lojas.

O teste no Rio serviu para aprender mais sobre a tecnologia. Em março, a NHK exibirá no Japão um programa sobre o UHDTV com imagens do 'making of' (bastidores) do carnaval brasileiro. A Globo prevê mostrar a experiência em feiras do setor. 

A tecnologia UHDTV em 8K, também conhecida como Super Hi-Vision, está em desenvolvimento no Japão, sob a liderança da NHK. Ela permite reproduzir imagens com até 7.680 x 4.320 pixels (33,2 milhões de pixels), que representa 16 vezes o número de pixels permitidos em uma imagem HD (High Definition) atual. "É como colocar na mesma imagem 16 telas de alta definição", compara Liliana Nakonechnyj, diretora de Engenharia de Telecomunicações e Afiliadas da TV Globo, que faz parte da coordenação dos testes junto à NHK. 

Para ensaiar a TV do futuro, a NHK enviou 17 engenheiros e seis toneladas de equipamentos ao Sambódromo do Rio, onde foram captadas e exibidas imagens dos desfiles das escolas de samba do grupo especial. "Os desfiles têm um conteúdo de imagem com muitos detalhes e cores, importantes para mostrar novas tecnologias", nota Liliana.

Com a evolução tecnológica, na prática, a distância ideal entre o telespectatdor e a TV vai diminuir. "A distância ideal da TV de tubo é de sete vezes a altura da tela. Hoje uma TV digital exige três vezes esta altura. Para as novas TVs de 4K [3840 × 2160 pixels], a relação vai a 1,5, então se você tem uma tela de 1 metro de altura vai ficar a um metro e meio de distância. Para as futuras telas de 8K, a distância ideal será 0,75, ou seja, a pessoa se sentirá bem vendo TV a distância de 75 centímetros de uma tela com a mesma altura de 1 metro. É como se aquela tela estivesse te abraçando", explica Liliana.

O preço da experiência em 8K ainda não pode ser estimado, mas o Brasil já começou a receber os primeiros modelos 4K no fim de 2012, como a TV 4K de 84 polegadas vendida pela LG por R$ 45 mil. A Sony, por exemplo, oferece seu modelo de 84 polegadas somente sob encomenda pelo preço sugerido de R$ 100 mil. Fonte: g1.globo.com

Japão começará a transmissão para TVs com tecnologia 4K em 2014

Durante a CES 2013, foi anunciado que a emissora europeia Eutelsat realizará transmissões para TVs com a tecnologia 4K, também conhecida como Ultra High Definition, para fins experimentais e demonstrativos. Agora, o Japão anunciou que deverá iniciar a transmissão em 2014.

Vale lembrar que a final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, deverá ser transmitida com a tecnologia 4K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário