quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Quanto custaria construir a grande pirâmide?

Mesmo com guindastes, helicópteros, tratores e caminhões, à nossa disposição, seria difícil construir a Grande Pirâmide nos dias de hoje


Sua construção há 4.500 anos é tão surpreendente que, aos olhos de algumas pessoas, passa imagem de evocação mística ou mesmo alienígena. Mas a teoria atual da construção da Grande Pirâmide de Gizé – a noção de que ela foi montada a partir de dentro para fora, através de uma rampa em espiral interna – é, provavelmente, ainda o melhor plano de construção.

Para descobrir o valor, primeiro vamos olhar para o projeto: A pirâmide possui 230 metros de comprimento em cada lado, 147 metros de altura e é composta de 2,3 milhões de pedras, cada uma pesando cerca de 3 toneladas, com massa total de 6,5 milhões de toneladas. Diz a lenda que a estrutura foi erguida em apenas 20 anos, o que significa que um bloco deve ter sido movido para o local a cada 5 minutos, 24 horas por dia. Esse ritmo teria exigido o trabalho escravo de milhares de pessoas.

Enquanto as teorias tradicionais afirmam que a pirâmide foi construída através de uma rampa externa. Essa rampa teria de ter 1 quilômetro para conseguir arrastar pedras para cima.

Uma teoria nova, mais econômica está ganhando força entre os arquitetos e egiptólogos, considerando que o terço inferior da altura da pirâmide foi construído por pedras arrastadas por uma rampa externa. Mas, acima disso - os restantes 33% ou mais do volume piramidal – os egípcios trabalharam seu caminho através da estrutura interna, construindo em torno de uma rampa levemente inclinada, para montar os blocos.

Jean-Pierre Houdin, arquiteto francês que desenvolveu a teoria da rampa interna, tem colaborado com uma equipe da Dassault Systems, uma empresa de gráficos 3D, para criar o modelo virtual do processo de construção.

Estou bastante certo de que poderíamos fazer o mesmo hoje, e seria o método mais econômico”, disse Houdin em entrevista. Haveria duas principais diferenças entre a construção das pirâmides modernas com as do passado. Primeiro, “em vez de pessoas puxarem trenós que transportavam as pedras até as rampas, você usaria algo com algum tipo de motor”, comentou. Em segundo lugar, “para alturas superiores a 10 ou 15 metros, nós usaríamos guindastes de pequeno porte”.

Enquanto a pirâmide foi originalmente construída por 4.000 escravos ao longo de 20 anos usando sua máxima força com trenós e cordas, a construção da pirâmide moderna teria veículos para transporte, guindastes e helicópteros, o que reduziria o número de trabalhadores para no máximo 2.000 em uma obra que, talvez, fosse completada em 5 anos.

O valor? Quase R$ 10.000.000.000 de reais (10 bilhões de reais), com base na mão de obra e custo da construção. Não existem planos de construir uma pirâmide em escala tão grande, mas uma campanha para um modelo de escala reduzida está em curso.
http://jornalciencia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário