quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Uma moeda caindo de um arranha-céu pode matar você?

Há uma lenda urbana dizendo que uma moeda de um centavo jogada de um prédio muito alto poderia matar uma pessoa se atingisse sua cabeça

As pessoas que circulam pelas grandes metrópoles podem ficar tranquilas porque isto não é verdade, é apenas um mito. 

O físico Louis Bloomfield, da Universidade de Virgínia, EUA, usou um túnel de vento para replicar um centavo caindo de uma grande altura. Os resultados mostraram que a resistência do ar combinada com o formato da moeda, consegue “freiá-la” aos poucos durante a queda, evitando que uma inocente moeda se torne uma arma letal. 

Seu achatamento aumenta a resistência do ar à medida que ela atinge a velocidade de 11 metros por segundo. Segundo os cientistas, é possível que as pessoas não sintam nem dor se forem atingidas, o que impossibilita qualquer chance de acidente fatal. 

A coisa muda de figura se o prédio for muito alto. Devido à aceleração da gravidade - 9,8 m/s2 - quanto mais alto for o prédio, maior é a velocidade da moeda ao chegar ao solo. Assim, se a velocidade da moeda atingir 93 metros por segundo ela poderá provocar sérias lesões, mas mesmo assim não teria poder de perfurar o crânio se atingisse a cabeça.

Mas...
Embora a moeda não possa provocar grandes danos, uma simples caneta esferográfica como uma BIC poderia matá-lo. Segundo o cientista, uma caneta atirada da mesma altura que a moeda do experimento, em linha reta, poderia matar com facilidade, dependendo do modo como ela caísse. 

A partir de 89,40 metros por segundo, uma caneta esferográfica comum conseguiria perfurar uma calça jeans e fazer um buraco em uma placa de madeira. “Certamente você não irá querer sentir uma caneta caindo em sua cabeça”, comentou o pesquisador. Fonte: DailyMail

Nenhum comentário:

Postar um comentário